Há um enorme e inexplicável buraco se abrindo espontaneamente na Antártida

de Merelyn Cerqueira 0

A Antártica é o lugar perfeito para coletarmos dados sobre como nossa atividade na Terra está irrevogavelmente mudando nosso ambiente para pior.

Ao longo dos últimos anos, uma série de mudanças inexplicáveis e sem precedentes foram descobertas no continente gelado, incluindo os fitoplânctons que fizeram grandes áreas da região se tornarem verdes, bem como provocaram a abertura de grandes fissuras de gelo.

No entanto, mais recentemente, algo mais preocupante se desenvolveu no local. Aparentemente, um enorme buraco foi perfurado no gelo do continente, e os cientistas simplesmente não sabem o que fazer com isso. As informações são da Mysterious Universe.

buraco-antartida_2

O buraco é o que chamamos de polínia, uma área de águas abertas no meio da baquisa ou gelo fixo, e que não possui forma linear. Mas, devido à grande distância entre o buraco e a costa, os cientistas não acreditam que forças normais de erosão das marés e cisalhamento glacial estejam por trás do problema.

As polínias geralmente são formadas quando as aberturas de águas mornas tornam-se gelo ou quando as correntes dos oceanos criam bolsas de maior densidade de sal, fazendo com que o gelo salgado afunde.

buraco-antartida_1

No entanto, embora as polínias não sejam novidades para os cientistas, a súbita formação delas na região tem deixado alguns cientistas preocupados. Eles simplesmente não têm certeza de que alguma dessas forças está relacionada à formação ou se o buraco representa algum fenômeno completamente novo.

Esta polínia em particular se abriu na década de 1970, mas fechou-se antes mesmo que os cientistas pudessem estudá-la.

Segundo o físico Kent Moore, da Universidade de Toronto, no Canadá, o buraco é “bastante notável por seu tamanho e ressurgimento aparentemente espontâneo.

buraco-antartida

“Parece que o buraco foi perfurado no gelo”, disse ele à Motherboard. “Este é o segundo ano consecutivo que está aberto após 40 anos fechado. Ainda estamos tentando descobrir o que está acontecendo”.

Logo, assim como qualquer outra coisa sem explicação, o surgimento repentino do buraco já foi associado a uma série de teorias, incluindo a de teste nuclear secreto e forças de maior estranheza. No entanto, o mais provável é que estejamos testemunhando outro sintoma das mudanças dos padrões climáticos em planeta.  

Fonte: Mysterious Universe Fotos: Reprodução / Mysterious Universe

Jornal Ciência