Há algo muito estranho acontecendo nesta velha torre abandonada de Bangkok

de Julia Moretto 0

O mundo está cheio de maravilhas criadas pela engenharia. Basta fazer uma viagem para qualquer cidade e você encontrará arquiteturas fascinantes. 

Um dos mais impressionantes é a Sathorn Unique Tower em Bangkok, na Tailândia. Este enorme arranha-céu inacabado de 49 andares se destaca na cidade. Porém, é o passado misterioso do edifício que o torna ainda mais fascinante.

Em 1990, Bangkok enfrentou um grave problema de superlotação, e o governo sabia que precisava encontrar uma solução rápida. A ideia foi construir um enorme complexo de condomínio capaz de alojar centenas de civis. 

O projeto começou em 1990 e foi financiado pela Sathorn Unique Co. Ltd. e pela Thai Mex Finance and Securities Company. A construção ocorria em um ótimo ritmo, mas em 1993, tudo parou.

algo-acontece-nessa-torre_1

Rangsan Torsuwan, o promotor imobiliário e designer do edifício, foi preso por supostamente conspirar o assassinato do presidente do Supremo Tribunal da Tailândia. Por sorte, o assassinato nunca ocorreu, mas o caso foi travado por 15 anos. Isso teve um impacto sério no próprio prédio.

algo-acontece-nessa-torre_2

O caso destruiu qualquer chance de o trabalho ser retomado no prédio. A reputação de Rangsan Torsuwan como empresário e desenvolvedor foi arruinada e, por isso, era impossível encontrar financiamento para a conclusão do projeto.

O prédio ficou inacabado, e tornou-se um lembrete assustador dos problemas que sua construção enfrentou desde o início.

algo-acontece-nessa-torre_3

O edifício ainda é uma maravilha arquitetônica e possui uma visão impressionante. A estrutura ocupa 3 mil metros quadrados com 49 andares e dois níveis subterrâneos. Possui também uma garagem de 10 andares próxima à base da torre.

algo-acontece-nessa-torre_4

Embora este edifício seja certamente único, não está sozinho. A estrutura da irmã da Sathorn Unique Tower, chamada Torre do Estado, também foi desenhada por Rangsan Torsuwan. Seus desenhos são conhecidos por elementos diferenciados, especialmente quando se trata de varandas e colunas.

algo-acontece-nessa-torre_5

A estrutura básica do edifício está completa, embora seja possível ver o local destruído pelo tempo. O trabalho de interior nunca foi concluído depois que a construção foi interrompida pela primeira vez. Também há muitas escadarias e paredes que estão faltando. Atualmente, o local é ponto de encontro de gangues da cidade.

algo-acontece-nessa-torre_6

Com uma história tão intrigante e misteriosa por trás disso, este lugar se tornou uma meca para exploradores urbanos. A torre não é acessível ao público, mas há maneiras de entrar e explorar. 

A Sathorn Unique Tower provavelmente continuará sendo uma estrutura esquelética por muitos anos. Infelizmente, não há sinal de que alguém queira investir tempo ou dinheiro para recuperá-lo.

Fonte: Boredom Therapy Fotos: Reprodução / Boredom Therapy

Jornal Ciência