Granada de mão de 700 anos é encontrada em Israel

de Julia Moretto 0

As Cruzadas chegaram trazendo armamentos terríveis capazes de tirar a vida de qualquer ser. As batalhas sangrentas na Terra Santa fizeram com que homens tivessem acesso a armas que estavam à frente de seu tempo, como granadas de mão.

Recentemente, uma granada de mão de 700 anos de idade foi encontrada no mar, ao norte de Israel. Os especialistas acreditam que o objeto teria sido preenchido com um líquido inflamável e um pavio no topo.

Como tudo começou…

Apesar da granada só ter ganhado popularidade durante o século 20, ela possui uma longa história.

Essa arma foi usada em torno do século 7 durante o Império Bizantino. Estes vasos de barro eram preenchidos com um líquido inflamável chamado de fogo grego e atirados contra o inimigo. Muitas vezes, os soldados os empilhavam em catapultas para aumentar o alcance e a devastação. As granadas encontradas foram jogadas em navios inimigos para queimar as embarcações.

The_grenade_was_part_of_a_larger_collection_featuring_many_metal-a-11_1472127222057

A granada foi encontrada por Marcel Mazliah no norte de Israel. Além disso, ele achou outros artefatos antigos, como lanças. Após sua morte, a família decidiu entregar os objetos à Autoridade de Antiguidades de Israel.

Os objetos mais antigos incluem uma cabeça de faca da Idade do Bronze de 3.500 anos de idade e um pino de alternância. Mazliah tenha acesso a essas peças pois trabalhava em uma usina no norte de Israel.

Experts_believe_the_objects_had_been_made_in_Syria_and_were_bein-a-13_1472127353783

Segundo especialistas, provavelmente os utensílios caíram de um navio mercante medieval. A granada de mão tem o formato de uma bolota e é decorada com detalhes de gota.

Tem um buraco na parte superior, onde um fusível pode ter sido colocado e aceso antes mesmo de ser arremessado. Porém, há estudiosos que acreditam que eram ornamentos usados para transportar líquido.

Aparentemente, os itens foram fabricados na Síria e levados para Israel. As descobertas evidenciam o comércio de metal realizado neste período.

Fonte: DailyMail Fotos: Reprodução / DailyMail

Jornal Ciência