Grafeno impresso em 3D por cientistas do MIT é 10 vezes mais forte do que o aço

de Merelyn Cerqueira 0

Leve, forte e excelente condutor de calor e eletricidade, o grafeno pode ter inúmeras aplicações e poderes.

No entanto, enquanto que o material é disposto em uma folha plana de átomos de carbono, o que significa que a espessura deste é de apenas um átomo, um dos principais desafios é conseguir usá-lo.

Dito isso, e considerando que a forma aqui é algo incrivelmente importante, pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology imprimiram um modelo de grafeno em 3D altamente preciso, mas feito em cubos diatômicos semelhantes à estrutura de esponja do material, de cor magenta.

Sua natureza porosa sugere maiores áreas de superfície, o que significa maior força com menor densidade. Os resultados dos testes, que incluem a compressão por prensa hidráulica do cubo de grafeno e outro de plástico, mostram um material 95% menos denso do que o aço e 10 vezes mais forte.

Em um vídeo do experimento, os pesquisadores mostram dois cubos reagindo de forma diferente à pressão. Um feito com paredes e dobras mais grossas, por exemplo, provou ser menos estável à prensa, quebrando explosivamente. Enquanto que uma construção mais fina, em comparação à outra, quebrou de forma quase controlada, mantendo sua forma praticamente até o fim.

De acordo com os pesquisadores, isso ocorre porque as paredes mais finas permitem que a estrutura se deforme gradualmente, enquanto que a mais grossa armazena a energia de deformação, liberando-a de uma única vez. Logo, isso levou à conclusão de que não é exatamente o material usado – embora este certamente ajude – mas sim sua forma, que maiormente contribui para sua força. Você pode substituir o material em si por qualquer coisa”, disse o diretor de Engenharia Civil e Ambiental do MIT. “A geometria é o fator dominante”.

Sobre as potenciais aplicações, os pesquisadores afirmaram que quando revestido com polímeros ou partículas de metal, o material pode ser usado em qualquer coisa desde pontes de concreto até sistemas de filtragem de água e processamento químico.

[ Engadget ] [ Fotos: Reprodução / Engadget ]

Jornal Ciência