Girafa entra para lista de animais em extinção e passa a ser classificada como “vulnerável”

de Gustavo Teixera 0

A girafa, o animal mais alto da terra, entrou para a lista de animais extinção, segundo os biólogos. Isso se deve ao fato de que a população de girafas diminuiu quase 40% em apenas 30 anos, e cientistas as colocaram na lista oficial de espécies ameaçadas como “vulneráveis”.

Em 1985, havia entre 151.000 e 163.000 girafas, mas em 2015, o número ficou na marca de 97.562, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Em uma reunião no México sobre biodiversidade, a IUCN aumentou o nível de ameaça de 35 espécies e reduziu o nível de ameaça de sete espécies em sua “Lista Vermelha” de espécies ameaçadas, considerada pelos cientistas a lista oficial de animais e plantas que correm risco de extinção.

A girafa é o único mamífero cujo status mudou na lista este ano. Os cientistas apontam que essa redução é por conta da perda de habitat para agricultura, mineração e caça ilegal. Os especialistas Julian Fennessy e Noelle Kumpel, líderes da IUCN, chamaram o que está acontecendo com as girafas de “extinção silenciosa”, por isso ela passou para a “Lista Vermelha”.

Todo mundo supõe que girafas estão em toda parte, mas não estão. Enquanto elas são comumente vistas em safaris, na mídia e nos zoológicos, as pessoas não sabem que esses majestosos animais estão sendo extintos em silêncio”, disse Fennessy, diretor da Giraffe Conservation Foundation.

Até o momento, os biólogos não tinham feito uma avaliação do número de girafas e onde elas podem ser encontradas, agora elas foram agrupadas em como uma espécie ampla em vez de nove subespécies separadas. As girafas são mais comuns na África Central e Oriental, mas cada vez mais pessoas estão se mudando e vivendo nesses lugares, fazendo o número de girafas cair por lá. Em contrapartida, elas estão crescendo na África Austral.

Isso fragmentou as populações, diminuindo o número de girafas selvagens em sete países: Burquina Faso, Eritreia, Guiné, Malawi, Mauritânia, Nigéria e Senegal. A Lista Vermelha da IUCN avalia o estado de 85.604 espécies e as classifica como: “pouco preocupante”, “quase ameaçada”, “vulnerável” e “extinta”. Ao menos 24.307 espécies estão ameaçadas de extinção.

Com uma queda de quase 40% apenas nas últimas 3 décadas, o animal mais alto do mundo está sob severa pressão. Como é um dos mais emblemáticos do mundo, é preciso que salvemos o pescoço da girafa antes que seja tarde demais”, finalizou Fennessy.

[ USA TODAY ] [ Foto: Reprodução / Pixabay ]

Jornal Ciência