Garota de 10 anos desenvolve edredom com ar-condicionado controlado por aplicativo

de Merelyn Cerqueira 0

Sofrer com as noites quentes acompanhadas de muito suor e insetos é uma das maiores desvantagens do verão. No entanto, esse drama pode chegar ao fim graças a Adelaide Boxall, uma inventora de apenas 10 anos de idade.

A garota projetou uma coberta, chamada por ela de ACDC, com pequenos furos para que o ar condicionado possa circular e seja capaz de manter o corpo frio nos dias mais quentes e aquecê-lo durante as mais rigorosas noites de inverno. E o mais interessante é que: tudo será controlado por um aplicativo de celular.

Essa solução simples levou Adelaide a ser cotada como “o próximo James Dyson”, um designer e inventor britânico mais conhecido por ter desenvolvido o famoso aspirador Dual Cyclone. “Eu tive a ideia porque era um tipo de edredom que eu gostaria de ter quando passo frio ou calor na cama”, disse a menina. O projeto trata-se de um aparelho de ar condicionado para a cama, com tubos que passam do lençol para o edredom e aquecem ou esfriam quem estiver usando. “Eu achei que seria legal ter um aplicativo que você pudesse usar para ligá-lo, quando já estivesse deitado”, completou.

edredom-com-ar-condicionado_01
Foto: Reprodução / Pixabay

Boxall estuda na escola Crawley, em West Sussex, na Inglaterra e agora é uma das oito finalistas de um programa de competição da BBC, chamado “Absolute Tech Genius”, depois de ser escolhida entre mais de dois mil participantes.

Não foi revelado o quanto ela progrediu na competição, já que o programa ainda está em exibição na Inglaterra, no entanto seu pai, Peter Boxall, contou que a filha sempre teve uma mente inventiva.

“Ela sempre gostou de criar coisas com peças de Lego. Eu gosto de mexer com carros, então acredito que ela tenha puxado um pouco isso de mim”, disse ele ao Daily Mail. “Na verdade, um dos passatempos favoritos dela é a soldagem. No ano passado ela até ajudou a construir um kart, que ela usa para brincar com a irmã”, completou.

O edredom atualmente é apenas uma ideia, sendo que ainda não foi construído nenhum protótipo, mas Adelaide já foi avisada pelos membros de sua família que se a coberta for fabricada, certamente eles comprariam um exemplar.

Fonte: Daily MailHarvard Foto: Reprodução / Daily Mail

Jornal Ciência