Fumar maconha raramente causa psicose, afirmam especialistas

de Merelyn Cerqueira 0

Ao longo dos anos, cientistas descobriram por meio de uma série de estudos que a maconha e a psicose poderiam estar relacionadas.

No entanto, uma revisão publicada no dia 20 de abril (dia não oficial em que a cannabis é celebrada), afirmou exatamente o oposto, conforme informações do Daily Mail.

Especialistas disseram que os casos de condições relacionados à saúde mental são raros, embora os usuários mais ativos ainda devam ser cautelosos.

maconha

A revisão, feita por cientistas da Universidade de York, no Reino Unido, e liderada por Ian Hamilton, principal autor, afirmou que o maior perigo que os usuários enfrentam é combinar a droga com o tabaco. 

“A ligação entre a cannabis e psicose tem sido investigada por pesquisadores desde que a droga se tornou popular na década de 1960”, disse Hamilton acrescentando que uma das pesquisas revisadas, feita por cientistas britânicos, mostrou apenas um caso de psicose entre 23.000 pessoas analisadas.

A revisão, publicada no periódico Addiction, afirmou que, embora mais pesquisas sejam necessárias para avaliar o impacto da droga, os estudos mostraram claramente que quanto mais forte a erva, mais provável é que alguém desenvolva problemas mentais. Contudo, ele disse que a maioria desses estudos de alto perfil foram conduzidos em estirpes mais fracas da planta, uma vez que à época essa era norma vigente.

A cannabis de alta potência contém menos canabidiol (CBD), que aparenta proteger contra os efeitos negativos da droga, como a psicose.

Por outro lado, essa forma possui um nível mais elevado de THC (tetra hidro canabinol), principal ativo da maconha e que pode desencadear os sintomas de psicose. 

A revisão também demonstrou pela primeira vez que há evidências de que o uso da droga por pacientes com esquizofrenia pode piorar os sintomas.

A psicose é definida como uma forma de doença mental em que as pessoas experimentam delírios e alucinações.

Comumente associada à esquizofrenia e transtorno bipolar, algumas das vítimas são tão afetadas que acabam cometendo suicídio. 

Embora em alguns estados dos EUA e países como Uruguai, o uso da maconha seja legalizado, na Europa isso não é tão comum. Contudo, o especialista afirma que uma regulamentação do uso, que hoje é feito por mais de 2 milhões de pessoas na Inglaterra e País de Gales, ajudaria a reduzir os riscos de saúde.

“Um mercado regulamentado de cannabis iria introduzir uma forma de controle de qualidade”, disse ele. “Isso forneceria aos usuários maiores informações sobre a potência da droga que está sendo ofertada, algo que atualmente não é oferecido pelo mercado ilegal”.

Há dois anos, cientistas afirmaram em um estudo que as cepas mais fortes da cannabis foram responsáveis por até um quarto dos casos de doença mental psicótica.

A forma sintética da droga e altamente potente, conhecida como “skunk”, é dita ser tão poderosa que os usuários estão três vezes mais propensos a sofrerem episódios psicóticos do que aqueles que nunca aprovaram, segundo um estudo feito por pesquisadores da King’s College de Londres.

Fonte: Daily Mail Fotos: Reprodução / Daily Mail

Jornal Ciência