Fotos chocantes mostram dano causado por pássaro na asa de avião

de Gustavo Teixera 0

Fotos chocantes mostram o dano a um avião da Saudi Arabian Airlines causado por uma colisão com um pássaro. Ao desembarcar, um passageiro viu um buraco na asa esquerda do Airbus A333. Uma equipe próxima inspecionou a asa e achou um pássaro morto que parecia ser uma águia.

O avião desembarcou em Jeddah, na Arábia Saudita, e vinha de Dammam, na costa leste do país, e não sofreu nenhum incidente no trajeto. De acordo com o site Aviation Herald “o voo SV-771 realizou um voo aparentemente sem ocorrências apesar de a criatura ter ficado alojada no avião”.

Como resultado deste fato incomum, os passageiros do voo SV-550 tiveram que esperar por três horas e embarcar num avião substituto. O incidente ocorreu em 16 de novembro, e a aeronave não foi mais utilizada desde a descoberta.

imagens-mostram-passaro-sendo-removido-da-asa-de-im-airbus_02

As colisões com pássaros são uma ocorrência bastante comum, mas raramente são perigosas. As aeronaves são projetadas e construídas para suportar colisões com aves, e os pilotos são submetidos à formação rigorosa para lhes permitir lidar com eventualidades como tais” disse Steve Landells, piloto e especialista em segurança de voo da British Airline Pilots’ Association (Associação Britânica de Pilotos de Avião). 

imagens-mostram-passaro-sendo-removido-da-asa-de-im-airbus_03

Se nessa colisão uma ave entra no motor, a energia dentro dele geralmente faz com que ela se desintegre. Em um incidente grave, pode haver danos extensivos ao motor, mas perder um motor e causar um acidente é muito improvável porque eles são projetados para voar mesmo com um motor a menos, e os pilotos são regularmente testados no simulador para provar que são capazes de manter a viagem após uma falha do motor”, finalizou Landells. 

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência