Fotografias impressionantes de antes e depois retratam efeitos das mudanças climáticas nas geleiras

de Merelyn Cerqueira 0

Uma equipe de cientistas reuniu evidências fotográficas dos efeitos causados pelas mudanças climáticas.

Por meio de imagens de “antes e depois”, eles registraram o recuo das geleiras e derretimento do gelo em regiões da Groelândia e Antártida.

A pesquisa de caráter fotográfico foi pulicada no dia 30 de março na revista GSA Today, de acordo com informações da Live Science. 

“Nós temos evidências fotográficas não retocadas das geleiras que estão derretendo em todo o Planeta”, disse o coautor do estudo, Gregory Baker, um geólogo da Universidade do Kansas.

“Isso inclui os lençóis de gelo da Groenlândia e da Antártida –que foram consideravelmente reduzidos em tamanho”.

“Estes não são modelos de computador, fantasias ou imagens de satélite em que você teria que fazer todos os tipos de correções”, advertiu.

“Estas são simplesmente fotos, algumas registradas até 100 anos atrás. Meus coautores voltaram a muitos desses locais e os clicaram novamente. Então é apenas uma prova direta da perda do gelo em larga escala em todo o mundo”.

Glaciar Solheimajokull, na Islândia

Também fotografada entre os anos de 2007 e 2015, a geleira localizada na extremidade sul da calota Myrdalsjokull apresentou uma notável diferença de 625 metros de recuo nesse período de oito anos de aquecimento global.

  • (2007)

mudanças-climaticas-5

  • (2015)

Glaciar Trift, na Suíça

Também na Suíça, o Glaciar Trift notavelmente retraiu em cerca de 1,7 quilômetro, de acordo com os pesquisadores. Os registros foram feitos entre 2006 e 2015.

  • (2006)  

  • (2015)

Glaciar Qori Kalis, no Peru

Este glaciar peruano, da região de Quelccaya recuou em impressionantes 1,14 quilômetro entre os anos em que foram fotografados: 1978 e 2016.

  • (1978)  

mudanças-climaticas-10

  • (2016)

mudanças-climaticas-11

Glaciar Columbia, no Alasca

Localizado na costa sudeste do Alasca, o glaciar de Columbia é chamado de “um glaciar de maré”. Isso significa que ele flui diretamente para o mar, de acordo com o Observatório Terrestre da NASA.

Em 1794, quando exploradores britânicos examinaram a geleira, eles descobriram que seu “nariz” (chamado de terminus) se projetava para a borda norte da Ilha Heather, próxima à foz da baía de Columbia.

“A geleira manteve essa posição até 1980, quando começou a recuar rapidamente para o local em que está hoje”, disse o Observatório.

As imagens abaixo mostram a geleira entre os anos de 2009 e 2015, bem como uma retração glacial de 6,5 quilômetros.

  • (2009)

  • (2015)

Action at Columbia Glacier, late August 2009 Extreme Ice Survey field camp with James Balog, Adam Lewinter, Dr. Tad Pfeffer/University of Colorado, Dr. Shad On'Neill/U.S. Geological Survey and Ethan Welty/graduate student of Pfeffer's.

Fonte: Live Science Fotos: Reprodução / Live Science

Jornal Ciência