Foto de cavalo-marinho viraliza na web e faz triste alerta sobre a poluição ambiental

de Merelyn Cerqueira 0

Uma foto de um cavalo-marinho, registrada pelo fotógrafo de vida selvagem Justin Hofman, vem recebendo atenção internacional.

A imagem que foi clicada na ilha de Sumbawa, ao sul de Borneu, na Indonésia, mostra o animal carregando uma haste de algodão aparentemente descartada. Apesar de bela, ele afirmou ter desejado que a fotografia nunca tivesse sido feita, de acordo com informações da The Dodo.

cavalo-marinho

 Hofman contou que enquanto nadava na região, notou a presença do pequeno animal. Então, ambos foram atingidos por uma corrente de água carregada de lixo. O fotógrafo notou que o pequeno cavalo-marinho acabou se prendendo a uma haste de algodão.

“Era literalmente esgoto”, revelou. “Você podia sentir o cheiro da mudança de água. Era nojento. Eventualmente, essa pequena cena se desdobrou na minha frente”, disse.

A imagem acabou viralizando, chamando atenção para a poluição dos mares. É uma foto que eu gostaria que não existisse, mas agora quero que todos a vejam”, afirmou o fotógrafo acrescentando não querer nenhum reconhecimento pela imagem. “Ver este pequeno cavalo-marinho é doloroso”, complementou.

Hofman disse ainda torcer para que a situação, visivelmente lamentável, sirva para abrir os olhos da população mundial a respeito do descarte consciente do lixo.

“Se cada um fizesse a sua parte, causaria um enorme impacto”, afirmou. “Não podemos deixar o nosso lixo escorrer. Nós podemos reciclar praticamente tudo, e é muito fácil!”.

A imagem veio à tona pouco antes do dia 16 de setembro, quando é comemorado o Dia Mundial da Limpeza de Praias e Rios, e serve para incentivar a despoluição das águas e preservação da fauna e flora marinha.

Fonte: The Dodo Foto: Reprodução / The Dodo

Jornal Ciência