Foguete lançado pela Space X fez buraco na atmosfera e poderia ter afetado sistemas de GPS no planeta

de Merelyn Cerqueira 0

Um foguete lançado em 2017 pela Space X, empresa de Elon Musk, perfurou um enorme fosso na atmosfera superior da Terra, possivelmente interrompendo temporariamente a navegação no Sistema de Posicionamento Global (GPS), segundo informações da Nature.

O foguete, um Falcon 9, foi construído pela empresa com o objetivo levar um satélite a órbita da Terra.

A descoberta foi feita por uma equipe liderada por Charles Lin, da National Cheng Kung University, em Tainan, Taiwan, que analisou como o lançamento afetou a ionosfera, uma camada atmosférica composta de elétrons e íons livres.

A passagem da Falcon 9 gerou as primeiras ondas de choque acústico circulares vistas em um foguete.

A equipe acredita que isso provavelmente ocorreu devido a forma única e incomum da trajetória, que foi completamente vertical. Lançamentos anteriores foram feitos em ângulos inferiores, produzindo padrões em forma de ‘V’.

O escape do foguete também esculpiu um furo de 900 km de largura no plasma ionosférico, o que pode ter interferido com os sinais GPS que viajam através da ionosfera para a Terra, disseram os autores, que não tentaram detectar se os erros previstos do GPS de fato ocorreram – e em que escala ao redor do mundo.

“Para facilitar o lançamento do Formosat-5 até sua altitude de órbita operacional, de mais ou menos 900 quilômetros, o Falcon 9 fez uma ascensão inicial íngreme”, escreveu a equipe.

“Durante o voo, o foguete supersônico induziu ondas acústicas de choque circulares gigantescas sobre o oeste dos Estados Unidos, aproximadamente 5 minutos após o lançamento”.

Entretanto, embora trabalhe-se com a possibilidade de ter ocorrido problemas com sistemas GPS, o evento não deve causar preocupação global, e apenas serve de referência para que algo do tipo não ocorra novamente.  

Fonte: Nature Fotos: Reprodução / SpaceX

Jornal Ciência