Fisiculturista perde função do braço direito após injetar óleo de coco no membro

de Julia Moretto 0

Há tempos médicos alertam sobre a injeção de substâncias, como o óleo de coco, para melhorar a forma muscular. Esse assunto veio à tona devido ao caso de um jovem que está hospitalizado com perda de função do seu braço direito. Os médicos afirmaram que esse caso é apenas a ponta do iceberg.

De forma alarmante, essa prática utilizada para a melhora a curto prazo da aparência muscular parece vir com um custo significativo”, escrevem os autores do estudo de caso publicado no BMJ Case Reports. “Há um risco de fibrose muscular a longo prazo, deformidade e perda irreversível da função”.

Um fisiculturista amador de 25 anos de idade foi tratado com dor em seu braço direito. Ele disse aos médicos que tinha realizado a injeção há quatro anos, mas que fazia apenas alguns meses que vinha apresentando dificuldade de mover o braço. Um ultrassom do braço revelou que ele tinha rompido seus tríceps e que havia numerosos cistos dentro de seu músculo.

Ele revelou que tinha injetando o óleo de coco em seu braço para melhorar a estética e contorno dos músculos. Enquanto a administração de esteroides é uma prática bem conhecida, a extensão de utilização de outros compostos – tais como óleo de noz, óleo de gergelim e parafina – está menos estabelecida e não é tão documentada entre os médicos. As pessoas estão utilizando esses métodos como alternativa em relação aos esteroides anabolizantes.

Os médicos acham que é pouco provável que a ruptura do tendão que liga o tríceps ao osso perto do cotovelo esteja relacionada com o óleo de coco. Segundo os especialistas, ela está mais provavelmente ligada ao fato de que ele tomava os esteroides ao mesmo tempo. Mas os cistos encontrados nos músculos são resultado da injeção do óleo de coco. Ele também revelou que o paciente estava tomando injeções não prescritas de insulina e vitamina B12.

O impacto a longo prazo dessa prática na própria musculatura, bem como potenciais efeitos adversos, comprometem a capacidade de saúde e de lazer, falta descrição minuciosa”, dizem os especialistas. “Nós precisamos estar cientes desses casos para chegar a diagnósticos clínicos corretos e também para reconhecer outras práticas abusivas e potencialmente fatais que podem ser vistas em conjunto”.

Não só existe a ameaça de cistos, mas os especialistas também alertam sobre o aparecimento de coágulos de sangue caso as injeções atinjam um vaso sanguíneo.

[ IFL Science ] [ Foto: Reprodução / Internet ]

Jornal Ciência