Físicos conseguem criar um cristal do tempo

de Julia Moretto 0

Um cristal do tempo se movimenta enquanto está em seu estado fundamental, com baixa energia. Essa invenção foi criada por Frank Wilczek, ganhador do prêmio Nobel, em 2012. Ele conseguiu criar o que, até então, só era possível na teoria.

Atualmente, os pesquisadores da Universidade de Maryland (EUA) puderam construir um cristal que funciona com o tempo. A proposta apresenta um sistema quântico, em que um grupo de íons forma uma estrutura de anel em seu estado fundamental.

Os cientistas usaram um sistema que muda com o tempo para analisar a movimentação. Eles utilizaram íons de itérbio, prendendo-os em um estado fora do equilíbrio que os deixava em um local específico, com spins interagindo entre eles. Após esse processo, um laser foi utilizado com objetivo de mudar o spin de alguns íons, criando assim uma oscilação contínua.

Os resultados animaram os pesquisadores! Após observarem que o sistema quântico estava se desenvolvendo, eles perceberam que as interações contínuas aconteciam com o dobro do período original. Como não existia nenhuma ação naquele período, a única explicação plausível era a de que a simetria de translação do tempo tinha sido quebrada, permitindo que esses períodos fossem mais longos. Ou seja, eles conseguiram criar um cristal do tempo.

O mais interessante sobre essa invenção é que ela não usa energia para se movimentar, assim como também não produz nenhuma energia. Como qualquer perturbação interrompia o movimento, era impossível extrair energia dessa movimentação. De acordo com os cientistas, o experimento deve ser reproduzido em outros laboratórios para ser confirmado. Essa descoberta é um avanço na Ciência, pois o grupo conseguiu colocar em prática algo que era impossível até pouco tempo. Esses cristais podem ajudar a resolver os problemas da memória quântica, desenvolvendo a pesquisa com computadores quânticos.

[ Futurism / MIT Technology Review ] [ Foto: Reprodução / MIT Technology Review ]

Jornal Ciência