Finlândia: igreja que mais parece cúpula alienígena emerge do solo para receber fiéis

de Merelyn Cerqueira 0

Localizada no bairro de Töölö, Helsinque, na Finlândia, no meio de uma convencional região residencial, uma gigante cúpula, que mais se parece com uma cena do filme “Guerra dos Mundos”, de Steven Spielberg.

Ela parece estar emergindo do solo, como uma máquina alienígena gigante que acabou de acordar e está abrindo seu caminho em direção à superfície. Enquanto que a definição pode ser obra da ficção, a misteriosa estrutura é real e é utilizada como um local de culto por centenas de fiéis, segundo informações da Amusing Planet.

the-temppeliaukio-church-na-finlandia

Chamada de ‘The Temppeliaukio Church’, ela é conhecida como ‘Rock Church’ (Igreja das Pedras, em tradução livre), porque foi diretamente escavada sobre uma sólida rocha. Sua estrutura externa é pouco visível a partir do nível da rua, exibindo apenas uma grande cúpula de aparência alienígena.

the-temppeliaukio-church-na-finlandia_02

Grande parte da iluminação do interior do local é natural, uma vez que recebe luz filtrada através de uma gigante claraboia disposta na região central do domo feito de cobre e vidro. Uma parede rochosa e espessa envolve toda a sua estrutura interior, de modo que a forma bruta das paredes dá à igreja uma excelente qualidade acústica.

A Temppeliaukio Church foi projetada pelos irmãos arquitetos Timo e Tuomo Suomalainen, e inaugurada em 1969. Desde então, se tornou uma das atrações turísticas mais populares de Helsinque, sendo visitada por cerca de 500 mil pessoas todos os anos.

the-temppeliaukio-church-na-finlandia_03

the-temppeliaukio-church-na-finlandia_04

the-temppeliaukio-church-na-finlandia_05

the-temppeliaukio-church-na-finlandia_06

the-temppeliaukio-church-na-finlandia_07

the-temppeliaukio-church-na-finlandia_08

[ Amusing Planet ] [ Fotos: Reprodução / Amusing Planet ]

Jornal Ciência