Fato ou mito: é possível que felinos nasçam com síndrome de Down?

de Merelyn Cerqueira 0

Nos seres humanos, a síndrome de Down ocorre quando um cromossomo a mais é infiltrado no DNA. Normalmente temos nossos genes distribuídos em 23 pares de cromossomos, totalizando 46.

Pessoas com a síndrome possuem um cromossomo a mais no par 21, totalizando 47. Dessa alteração resultam sintomas como rosto achatado, músculos flácidos, problemas cardíacos e, por vezes, atraso mental.

sindrome-de-down-em-animais_1

Dito isso, alguns sites e páginas em redes sociais têm divulgado fotos de alguns felinos, como gatos e tigres, que supostamente seriam portadores da síndrome. Mas, será que isso realmente é possível? Com informações do Diário de Biologia.

Primeiramente, a síndrome de Down é uma condição essencialmente humana, com exceção dos grandes macacos.

Esses animais apresentados nas fotos na verdade possuem defeitos genéticos diferentes causados por cruzamentos indevidos entre indivíduos aparentados. Este é o caso de Kenny, um tigre que tem traços parecidos com os provocados pela síndrome de Down.

Embora os animais também tenham seus cromossomos, a contagem deles é completamente diferente da nossa. Por exemplo, enquanto um cavalo possui 32 pares, o ser humano apenas 23.

Os macacos são as espécies mais próximas de nós, com 24 pares, portanto, também são vítimas da trissomia caracterizada pela síndrome.

Em um estudo publicado pela revista Science Direct, pesquisadores afirmaram que a trissomia encontrada no par cromossômico 21 em humanos pode ser vista de forma análoga no par 22 dos macacos. Logo, esses animais de fato podem nascer com síndrome de Down.

Em outro estudo, publicado este ano pela revista Primates, cientistas relatavam um segundo caso de trissomia em um chimpanzé, que nasceu com uma anomalia genética semelhante à síndrome. Era uma fêmea de 24 anos que havia sido abandonada pela mãe, portanto, crescido em cativeiro.

Fonte: Diário de Biologia Fotos: Reprodução / Diário de Biologia

Jornal Ciência