Família indiana acredita que anomalia nos dedos é “maldição de Deus” e recusa tratamento por medo de castigo

de Merelyn Cerqueira 0

Cerca de 140 pessoas de uma mesma família, do clã Kannathu, de uma pequena aldeia em Alappuzha, no sul da Índia, sofrem com uma condição chamada sindactilia, que vendo sendo passada entre gerações.

O fato é que eles acreditam que a desordem, que resulta na união de dois ou mais dedos das mãos ou pés, é proveniente de uma maldição de Deus. Ela teria sido lançada após um parente do clã ter “cortado uma árvore de um bosque sagrado”. Com informações do Daily Mail. 

Os Kannathu aceitam a condição que exibem orgulhosos aos turistas interessados e se recusam a tratá-la por medo de que Deus possa castigá-los novamente.

2

“Nós nem vemos a cirurgia como uma opção”, disse Sarasu Kannathu, de 70 anos, considerada a mulher mais velha da família.

“Apesar de nossos dedos estarem juntos, vivemos uma vida normal e não enfrentamos nenhuma dificuldade nas tarefas cotidianas”. 

“Embora muitos tenham sugerido que corrigíssemos, temos uma forte sensação de que se nos submetermos à cirurgia, algo ruim vai acontecer conosco”, acrescentou.

3

Lakshmi, outra mulher do clã, acrescentou: “Eu posso cozinhar, cortar legumes, lavar roupas e utensílios, e até mesmo coçar usando meus dedos. Nunca enfrentei qualquer problema”. “Como eu nasci assim, aprendi a usá-los corretamente, no entanto, sinto falta de usar anéis”, acrescentou. 

A condição surgiu pela primeira vez há 90 anos na família e tem sido transmitida entre gerações, com uma das mulheres afetadas recentemente dando à luz um bebê com sindactilia. Embora saibam que o problema persistirá, o clã insiste que todos o aceitaram bem.

  4

“Ele vai continuar surgindo nas gerações futuras”, disse Lakshmi. “É algo que tem sido parte de nossa família e acreditamos que sempre será”. 

“Nosso avô costumava dizer que tudo começou quando um parente havia cortado uma árvore em um bosque sagrado. Desde então, as crianças de nossa família têm nascido com os dedos unidos”. 

Ela contou ainda que quando um dos parentes resolveu fazer uma cirurgia para corrigir os dedos, acabou perdendo a audição por ter “ferido o destino ou irritado os deuses”.

O que é a Sindactilia?

De acordo com informações da Great Ormond Street Hospital, a sindactilia é uma condição rara que se desenvolve nos estágios iniciais da gravidez, quando os dedos das mãos ou pés não se separam. 

Ela pode ser herdada ou ocorrer de forma espontânea. A cirurgia é a única opção de tratamento e visa melhorar a função dos dedos e aparência das mãos.

Fonte: Daily Mail Fotos: Reprodução / Daily Mail

Jornal Ciência