Faça isso e você não será mais incomodado pela rinite alérgica, segundo a ciência

de Merelyn Cerqueira 0

Se você tem rinite alérgica então sabe como é ter que enfrentar crises de espirros, tosse, sensação de coceira, coriza, nariz entupido e uma série de outros sintomas.

A rinite nada mais é do que uma reação imunológica exagerada do organismo, desencadeada por elementos como o ácaro, por exemplo, resultando na inflamação da mucosa nasal.

Quando ocorre, costuma causar incômodo e, dependendo do momento, até abalar a produtividade.

No entanto, há uma solução muito simples para o problema, segundo a ciência, e ele requer apenas a limpeza do nariz. As informações são do Diário de Biologia.

Quem tem rinite deve se preocupar mais em realizar atitudes diárias importantes, como escovar os dentes, por exemplo.

Além deste, conforme revelado por dois estudos publicados nas revistas Laryngoscope e American Journal of Rhinology & Allergy, a lavagem diária da cavidade nasal pode ajudar a evitar medicamentos viciantes, como os vasoconstritores, para congestão nasal.

Os pesquisadores concluíram que a limpeza da cavidade nasal minimiza as manifestações de rinite, melhora a qualidade de vida e permite uma redução de 60% na necessidade do uso de medicamentos. Eles verificaram que, quando feita todos os dias, a lavagem melhorou 23 dos 30 sintomas causados pela alergia.

Aparentemente, o hábito tem o poder de melhorar os mecanismos defesa do nariz e hidrata as mucosas, tornando mais fluida a secreção produzida em excesso.

Em entrevista à revista Saúde, a médica Dra. Talita Poli Biason, gerente da Unidade de Medicamentos Isentos de Prescrição, do Laboratório Aché, a lavagem pode ser feita com soro fisiológico a 0,9%. A porcentagem indica que a solução é isotônica e, portanto, não oferece o risco de desidratar a mucosa do nariz.

Entretanto, a médica recomenda que seja feita duas vezes por dia, a fim de prevenir as crises. Isto é, você deve recorrer ao método mesmo quando estiver saudável e sem evidências de sintomas.

Fonte: Diário de Biologia Foto: Reprodução / Diário de Biologia

Jornal Ciência