Exército norte-americano quer usar balas biodegradáveis que semeiam flores

de Gustavo Teixera 0

Balas de armas possuem uma fatídica missão: matar pessoas. Apesar de esse ser o pior efeito, elas ainda podem ser extremamente nocivas ao meio ambiente devido aos compostos metálicos existentes nos projéteis.

Além de serem usadas em situações reais, o exército dos Estados Unidos ainda realiza treinamentos utilizando balas de verdade, que ficam por muito tempo na natureza, prejudicando o solo, plantas e animais. Porém, alguns funcionários do exército norte-americano estão pedindo propostas de fabricar balas biodegradáveis que podem reduzir os danos ao meio ambiente.

balas-biodegradaveis_02

E eles não param por aí: eles querem que essas balas contenham sementes para distribuir “plantas benéficas para o meio ambiente que eliminem detritos de munição e seus contaminantes”. Ou seja, além de serem biodegradáveis, elas também vão sugar os produtos químicos nocivos ao meio ambiente. Pode parecer uma ideia inviável, mas não é. Conhecida como balas “Shell”, esse tipo inovador de projétil já foi testado:

“O Laboratório de Investigação e Engenharia das Regiões Frias do Corpo de Engenheiros do Exército dos EUA (CRREL) demonstrou que sementes de bioengenharia podem ser incorporadas nos compostos biodegradáveis que não irão germinar até que tenham estado no solo por vários meses”, relatam os idealizadores do projeto.

A única coisa que falta agora é transformar essas balas em projéteis que possam ser disparados por armas reais. Até o dia 8 de fevereiro, diversas propostas serão analisadas. Depois desse prazo, será pedido que o vencedor da licitação comece a produzir as balas biodegradáveis ainda para testes. As balas poderão ter tamanhos relativamente grandes, variando de 40 até 155 milímetros. Essa é uma boa iniciativa para um mundo mais sustentável.

[ Business Insider ] [ Fotos: Reprodução / Pinterest / Red Lily ]

Jornal Ciência