Exame de raio-x descobre lascas de ouro dentro da mão e do punho de coreana. Entenda!

de Merelyn Cerqueira 0

Observe a imagem de raios-x acima. Os traços brancos, como você pode perceber, são fios de ouro encontrados embutidos nas mãos de uma mulher sul-coreana de 58 anos.

O caso foi exposto pelos médicos no periódico The New England Journal of Medicine (NEJM).

Eles contam que a paciente, que não teve sua identidade revelada para preservar sua imagem da imprensa internacional, teria procurado ajuda no hospital relatando sentir dores nas articulações das mãos e pés, algo que já enfrentava há 40 anos, segundo informações do famoso site de notícias científicas IFLScience.

Quando tinha 18 anos, ela começou a tratar os sintomas por meio de uma técnica asiática tradicional conhecida como “acupuntura de fios de ouro” que, como o próprio nome já diz, envolve a inserção de pequenos pedaços de fios de ouro estéril, aplicados com uma agulha tradicional de acupuntura.

Nas imagens de raios-x também é possível ver como as mãos da sul-coreana se tornaram deformadas ao longo do tempo, devido ao diagnóstico de artrite reumatoide, doença causada por células inflamatórias do sistema imunológico que se reúnem em torno das articulações, eventualmente endurecendo um tecido fibroso chamado pannus.

O pannus, por outro lado, lança lentamente substâncias que podem acelerar os danos aos ossos, cartilagem e ligamentos.

De fato, não há exatamente evidências científicas de que a acupuntura feita com fios de ouro possa ajudar com a artrite reumatoide. No entanto, este tratamento tem um longo histórico relacionado ao alívio de dores nas articulações.

“No leste asiático e globalmente, a acupuntura – incluindo acupuntura de fios de ouro – tem sido usada para tratar a dor das articulações. Injeções de ouro e formas orais ​​também são usadas às vezes”, disseram os médicos do caso, Dr. Young-Bin Joo e Dr. Kyung-Su Park, no relato.

Após o diagnóstico oficial, a paciente foi tratada com uma combinação mais convencional de fármacos, metotrexato e leflunomida, duas drogas que ajudam a reduzir a ação do sistema imunológico do corpo, diminuindo o inchaço nas articulações.

Entretanto, os fios de ouro resistiram ao tempo e permaneceram acumulados em suas mãos.

Embora curioso, este não é o primeiro caso envolvendo “sequelas” da acupuntura de fios de outro. Em 2013, no NEJM foi relatado outro caso na Coreia do Sul envolvendo uma mulher de 65 anos que tinha pequenas aparas de ouro dentro do joelho, também resultado de anos de tratamento de acupuntura para tratar osteoartrite.

Fonte: IFL Science Fotos: Reprodução / IFL Science

Jornal Ciência