EUA proíbe uso de bactericidas em sabonetes, incluindo o famoso triclosan

de Merelyn Cerqueira 0

A Food and Drug Administration (FDA), órgão governamental dos EUA que controla alimentos, medicamentos e afins, instituiu a proibição do uso de substâncias bactericidas em sabonetes, incluindo os amplamente utilizados triclosan e triclocarban. Tal veto instaura novas dúvidas sobre a segurança dos antibacterianos para uso a longo prazo.

Não há evidências de que estes produtos químicos tragam qualquer benefício para a saúde em comparação com os sabonetes regulares, segundo a agência e, a partir de agora, os mercados estão proibidos de vendê-los.

Segundo a Dr.ª Janet Woodcock, diretora do Centro para Avaliação e Pesquisa de Drogas (CDER) da FDA, “os consumidores podem pensar que sabonetes antibacterianos são mais eficazes na prevenção da propagação de germes, mas não temos nenhuma evidência científica de que eles sejam melhores do que o sabão comum e água”, disse. “Na verdade, alguns dados sugerem que os ingredientes antibacterianos podem fazer mais mal do que bem a longo prazo”.

A nova proibição se aplica a 19 produtos químicos e não inclui os utilizados em ambientes clínicos, como hospitais e consultórios médicos, bem como lenços e géis desinfetantes para as mãos.

A notícia não vem como surpresa para os fabricantes, que já começaram a eliminar tais ingredientes dos produtos. Em 2013, a FDA teria dito às empresas que seriam necessárias evidências que comprovassem a eficácia e a segurança dos mesmos. Estudos recentes sugerem que a longo prazo os sabonetes antibacterianos podem ajudar a aumentar a resistência de bactérias, além de perturbar a situação hormonal do corpo.

Em 2015, um estudo publicado no periódico Journal of Antimicrobial Chemotherapy, cientistas descobriram que o sabonete simples funcionava tão bem contra estirpes de diferentes bactérias quanto os que continham triclosan. Outro estudo descobriu que o mesmo bactericida causou câncer em camundongos.

A agência disse ainda que está adiando uma decisão sobre outros três bactericidas: o cloreto de benzalcônio, cloreto de benzetônio e cloroxilenol (PCMX), enquanto aguarda os dados de segurança e eficácia.

De acordo com a especialista em doenças infecciosas, Dr.ª Rachel Orscheln, da Escola de Medicina da Universidade de Washington, EUA, enquanto usados na forma de espuma e com água os sabonetes são a melhor maneira de prevenir infecções. Os desinfetantes de mão, desde que contenham pelo menos 60% de álcool, também podem ser muito eficazes.

[ Live Science ] [ Foto: Reprodução / alfa-postavka ]

Jornal Ciência