Estranho crânio de mamute é encontrado em parque da Califórnia

de Julia Moretto 0

O crânio de um mamute foi encontrado em ótimo estado em uma pequena ilha no largo da costa da Califórnia. Essa descoberta tem feito com que paleontólogos se perguntem como esses animais enormes poderiam ter vivido ao lado dos humanos.

Datado de 13.000 anos atrás, o crânio foi descoberto próximo de um riacho na ilha de Santa Rosa – parte do Parque Nacional Ilhas do Canal, da Califórnia. 

Com base na análise do crânio, a equipe sugere que um novo tipo de mamute poderia ter habitado a Ilhas do Canal junto com alguns dos seus primeiros habitantes humanos. “As Ilhas do Canal parecem ter sido habitadas ao mesmo tempo por seres humanos”, comentou Justin Wilkins, paleontólogo do Museu Mammoth, em Dakota do Sul. “Eu vi um monte de crânios de mamute e este é um dos mais bem preservados”, completou.

De acordo com pesquisas, os mamutes percorriam há 2 milhões de anos o continente da América do Norte, e uma espécie chamada de “mamute-colombiano” (Mammuthus columbi) conseguiu nadar até Santa Rosa entre 20.000 e 40.000 anos atrás. Porém, este crânio não se assemelha com o de um mamute-colombiano.

Ao longo dos anos, estes mamutes-colombianos evoluíram rapidamente para se adequar ao novo estilo de vida da ilha: encolheram de 4,2 metros de altura para 1,8 metro. Como suas características se alteraram bruscamente, uma nova espécie surgiu – o mamute pigmeu diminuto (Exilis mammuthus), conhecido como o menor mamute no mundo.

A equipe explica que o crânio não é grande o suficiente para ser um mamute-colombiano, mas não é suficientemente pequeno para ser um mamute-pigmeu. Assim, as duas explicações mais prováveis ​​é que este é um mamute-colombiano juvenil, ou poderia representar uma espécie de transição. 

Pensando nas duas possibilidades, o cenário juvenil é o mais convincente, porém suas presas são todas estranhas. “A presa direita sobressai 1,4 metros (4,5 pés) de uma característica bobina de um mamífero mais antigo, enquanto a presa mais curta, inclinada à esquerda é mais típica de um jovem”, comenta Wilkins.

Dessa forma, esta poderia ser a primeira evidência de que havia dois grupos de migrações de mamute-colombiano para Santa Rosae. “A descoberta deste crânio de mamute aumenta a probabilidade de que havia pelo menos duas migrações de mamutes colombianas para a ilha“, explica o membro da equipe Dan Muhs, do US Geological Survey.

É importante dizer que essas são apenas especulações, pois a equipe só fez medições preliminares e análises sobre o crânio. As conclusões só serão divulgadas nos próximos meses.

[ Science Alert ] [ Foto: Reprodução / Science Alert ]

Jornal Ciência