Este spray pode transformar qualquer superfície em uma tela sensível ao toque

de Gustavo Teixera 0

Pode até parecer montagem ou filme de ficção cientifica, mas não é. Essa tecnologia chamada Electrick foi desenvolvida por pesquisadores da Carnegie Mellon University, na Pensilvânia e consiste em um material à base de carbono capaz de conduzir eletricidade.

Quando o spray é aplicado a um objeto, ele permite que a eletricidade seja conduzida e quando se aplicam eletrodos no objeto – depois mede-se a tensão em diferentes pontos – o dedo de uma pessoa pode ser ‘rastreado’.

este-spray_1

Ele pode ser aplicado aos mais diversos objetos, desde brinquedos a capinhas de celulares. Os pesquisadores observaram no artigo que publicaram após desenvolverem esse spray, que essa tecnologia não pode ser aplicada em objetos de grandes proporções, como uma mesa, por exemplo.

Eles também ressaltaram que o processo desse spray é compatível com métodos de revestimento de spray ou fundição e até mesmo impressões 3D e que não encontraram nenhum desgaste em qualquer dos objetos testados, sendo que alguns foram usados até 896 vezes pelos participantes da pesquisa.

No entanto, eles apontam que não sabem como o revestimento irá resistir à chuva, por exemplo. Mas esse é certamente o começo de uma ideia legal.

Fonte: Gizmodo Fotos: Reprodução / Gizmodo

Jornal Ciência