Estas perguntas simples podem detectar sinais de AVC e salvar vidas

de Julia Moretto 0

Todo mundo está sujeito a sofrer um AVC, por isso é importante saber quais são as 4 questões fundamentais para detectar um.

Um caso aconteceu no expediente do trabalho. Felix estava analisando a contabilidade com o colega Martin.

Ele notou que o olho esquerdo de Martin estava tremendo e questionou se estava tudo bem. A resposta veio de maneira inaudível.

O homem logo se recompôs e voltou a sua mesa normalmente. Após três horas, Martin estava no hospital devido a um derrame. Infelizmente, ele morreu no mesmo dia.

Por mais assustador que esse caso tenha sido, ele não é o único. O AVC (Acidente Vascular Cerebral, ou derrame) muitas vezes passa despercebido, podendo ser fatal.

Caso sinta algum sintoma estranho, procure um hospital o mais rápido possível.

Como eu sei que alguém está sofrendo um AVC?

  • 1 – Peça para a pessoa sorrir. Se o sorriso não estiver normal, ela pode estar sofrendo de um derrame.
  • 2 – Peça para que repita frases simples, como “hoje está calor”. Fala arrastada também é um dos sinais.
  • 3 – O próximo passo é pedir para que a pessoa levante as mãos acima da cabeça. Caso ela apresente fraqueza nos movimentos, pode estar sofrendo de AVC.
  • 4 – A última coisa a fazer é pedir para que ela coloque a língua para fora. Se a língua estiver torta, pode significar um derrame.

Caso a pessoa tenha dificuldades para realizar uma dessas ações, chame rapidamente uma ambulância e descreva os sintomas. 

Cerca de 20% das vítimas de derrame morrem quatro semanas após os sintomas.

Este teste conhecido como “FAST-Test”: Face, Arms, Speech, Time. (Teste rápido: Face, Braços, Fala, Tempo, em português), pode ajudar a salvar a vida das pessoas próximas a você.

Fonte: WorcesterNews Fotos: Reprodução / WorcesterNews

Jornal Ciência