Essa é a arma mais letal já feita pela Rússia, segundo especialistas na Alemanha

de Merelyn Cerqueira 0

A Rússia é de fato uma das maiores forças bélicas do mundo. Nas palavras de seu presidente, Vladimir Putin, o país é hoje “mais forte do que qualquer potencial agressor”.

Um dos principais componentes de sua capacidade bélica são as armas hipersônicas, como capacidades de velocidade de milhares de quilômetros por hora.

Em março de 2016, o país testou um novo míssil hipersônico, o Tsirkon 3M22, projetado para ser transportado por navios de guerra e submarinos avançados.

De acordo com o projeto da arma, o objetivo era usá-la contra navios inimigos, algo que seria feito com a ajuda de cruzadores de energia nuclear. Sendo essa uma das novidades mais esperadas pela marinha russa, o míssil poderia atingir velocidades de até 10 mil km/h, com um alcance impressionante de 600 quilômetros.

arma-mais-letal_1

Já os principais cruzadores nucleares russos, o Almirante Nakhimov e Piotr Veliki, que carregarão o míssil, passaram por processos de modernização, ao passo em que ganharam novos e complexos sistemas antiaéreos.

Segundo especialistas na Alemanha, interceptar um míssil como Tsirkon 3M22, com tamanha potência, seria algo praticamente impossível, e a vítima sequer teria tempo para reagir.

arma-mais-letal_2

O míssil, que começou a ser desenvolvido em 2011 e passou por uma série de testes em 2016, será incorporado em breve às Forças Armadas do país. Logo, segundo estimam os especialistas, quando este sistema antinavio for incorporado à marinha russa, a situação no mar mudará drasticamente.

Fonte: Sputinik News Fotos: Reprodução / Sputinik

Jornal Ciência