Esqueça o pau de selfie: este drone captura fotos e vídeos incríveis

de Merelyn Cerqueira 0

Ao invés de levantar o braço ou usar um pau de selfie para registrar uma foto em grupo, que tal utilizar um drone? Nomeado como “AirSelfie”, por meio de um aplicativo, ele pode capturar fotos e vídeos enquanto voa.

De acordo com a Live Science, o gadget é uma criação do empresário italiano Edoardo Stroppiana, de uma ideia desenvolvida ainda em 2014. Segundo ele, o “AirSelfie é projetado especificamente para as pessoas que costumavam pensar que os drones com câmeras eram extremamente complicados de usar, muito caros e volumosos”.

Equipado com uma câmera de 5 megapixels, o pequeno drone pode filmar em full HD (1080p) e vem acompanhado de um cartão microSD de 4GB e cabo USB. De acordo com o fabricante, ele pode ajudar pessoas, grupos e empresas a registrarem fotos em alturas e ângulos que nunca poderiam ser alcançados com um braço ou pau de selfie.

Com quatro rotores, o aparelho, que é menor e mais leve que um smartphone (52 gramas) pode atingir até 20 metros de altura. Ele usa um sonar para medir altitude e permanece estável no ar com a ajudar de uma pequena câmera extra que monitora o entorno em busca de sinais de jitter. Também é equipado com giroscópios, barômetros e sensores geomagnéticos que aumentam ainda mais a eficácia do voo.

O controle do aparelho é feito por meio de um aplicativo gratuito e disponível para sistemas IOS ou Android. Através dele, o usuário pode fazer o drone decolar, atingir altura e direção desejadas e pairar no ar. As fotos e vídeos em HD são feitos pelo mesmo programa, com apenas o toque de um botão. Os usuários também podem optar por ativar um temporizador de 10 segundos, tendo tempo suficiente para posar para até oito disparos consecutivos.

Porque possui Wi-Fi as fotos e vídeos registrados podem ser imediatamente publicados nas redes sociais. Uma bateria recarregável de polímero de lítio dá ao AirSelfie um tempo de voo de apenas três minutos, de acordo com a empresa. Mas, um acessório conhecido como Power Bank pode recarregá-lo em 30.

Um protótipo totalmente funcional foi desenvolvido em agosto deste ano. Em novembro, os fabricantes iniciaram uma campanha de financiamento coletivo na internet para tornar o AirSelfie disponível. Atingindo a marca de mais de 47 mil dólares em apenas três dias, a campanha hoje já arrecadou mais de US$ 500 mil dos primeiros usuários, para somar ao dinheiro de patrocinadores e mais de 3 milhões de dólares de investidores privados nos EUA, Reino Unido, Alemanha e China, de acordo como Stroppiana.

Os primeiros modelos serão entregues em março de 2017, pouco antes de atingir o mercado em geral. Estima-se que o preço de varejo fique em torno de 300 dólares (cerca de R$ 1.018).

[ Live Science ] [ Foto: Reprodução / AirSelfie ] 

Jornal Ciência