Espuma verde misteriosa está saindo dos esgotos no estado de Utah, nos EUA

de Merelyn Cerqueira 0

Uma espuma verde misteriosa deixou os vizinhos do bairro Bluffdale, em Utah, nos Estados Unidos, preocupados, desde que foi flagrada pela primeira vez na quinta-feira passada.

O Departamento de Saúde local logo enviou uma equipe de resposta, bem como cientistas para testar a espuma verde brilhante. Segundo os relatórios iniciais, a causa poderia ter sido uma proliferação de algas tóxicas que atualmente abrangem 90% da água do Lago Utah, e que já deixou mais de 100 pessoas doentes.

A fonte inicial do problema, no entanto, está no canal Welby Jacobs, que alimenta as explorações agrícolas locais e está interligado ao rio Jordan e lago Utah. De acordo com um dos oficiais do Departamento de Saúde, Nicholas Rupp, “é certamente possível que a água do Canal Welby tenha algumas dessas algas prejudiciais em especial, que produz toxinas nela”. Entretanto, a espuma, de acordo com ele, é mais provável ser o resultado de um recente processo de remoção do musgo realizado no canal no início do mês. “Os produtos químicos usados para o processo de prevenção de musgo provocam uma reação de formação de espuma”, disse ele.

espuma-verde-saindo-do-esgoto-de-Utah_01

Apesar da espuma em si não ser resultado das algas, o departamento testará a água do canal para ter certeza. Segundo o engenheiro da cidade, Michael Fazio, ela começou a recuar logo após a linha de irrigação do canal ser desligada. De acordo com o departamento, ela não representa nenhuma preocupação para a saúde pública neste momento.

Enquanto isso, todas as atividades no Lago Utah foram canceladas indefinidamente devido ao aumento da presença das algas tóxicas. Entende-se que água estava repleta de cianobactérias que liberam níveis elevados de toxinas quando morrem, deixando a água cada vez mais letal. Mais de 100 pessoas expostas à essa água foram registradas no Centro de Controle de Intoxicações recentemente, relatando sintomas de vômito, diarreia, febre, irritação na pele e olhos e erupções cutâneas. Embora nenhuma ligação definitiva tenha sido feita entre a condição e a alga, os funcionários disseram que eram consistentes com a exposição à cianotoxina. Uma das amostras coletadas pelos pesquisadores revelou a presença de cerca de 700.000 cianobactérias.

As águas do rio Jordan, bem como outros canais alimentados pelo lago Utah também estavam sendo testadas para ver se as bactérias estavam se espalhando, de acordo com o Salt Lake Tribune. O departamento aconselhou que os agricultores e pecuaristas evitassem essa água para irrigar culturas e dar ao gado, até que os resultados sejam apresentados.

Segundo o Daily Mail, estudos recentes mostraram uma ligação entre as toxinas produtoras de cianobactérias com condições como a Esclerose Lateral Amiotrófica, ou doença de Lou Gehrig, que provoca a morte de neurônios que controlam os músculos voluntários.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência