Especialistas recomendam consumo de ovos durante a gravidez

de Merelyn Cerqueira 0

Especialistas da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) reconheceram a vitamina colina como um nutriente importante para o desenvolvimento do sistema nervoso e medula espinhal, bem como a cognição. Logo, o nutriente é particularmente útil para mulheres grávidas, especialmente durante o segundo semestre de gravidez, segundo informações da Science Alert.

No final dos anos 1980, a indústria britânica de ovos foi atingida pela crise da Salmonela, resultando em uma grande queda nas vendas. Posteriormente, o produto sofreu outro golpe devido à preocupação com o colesterol. Atualmente, no entanto, com os agricultores sendo capazes de entregar ovos seguros, novos aconselhamentos médicos foram levantados.

A pesquisa confirmou a importância da colina para o desenvolvimento fetal e de crianças. Os cientistas alegam que ela é vital para o bom funcionamento do cérebro, porque ajuda na capacidade de aprender e melhora a memória visual. A colina, classificada como um nutriente essencial e parte do complexo B de vitaminas, pode ser encontrada em ovos, fígado de galinha, mostarda, cereais integrais, entre outros. Foi oficialmente reconhecida como tal pelo Instituto de Medicina dos EUA, em 1998, com uma ingestão recomendada de 425 mg por dia.

O novo nível de ingestão adequada, de acordo com a EFSA, é de 400 mg por dia. Como um ovo de tamanho médio proporciona cerca de 144 mg do nutriente, uma refeição com dois ovos proporcionaria dois terços do recomendado para um adulto. Para um bebê com idade de sete a 11 meses um único ovo já fornece cerca de 90% do recomendado, enquanto que para uma criança um ovo representa 100% de suas necessidades diárias.

Os ovos também foram associados ao sucesso de dietas à base de proteínas e alguns regimes. Segundo o especialista em saúde e apresentador de TV, Dr. Michael Mosley, comê-los mexidos no café da manhã é uma opção mais adequada do que uma tigela de cereal açucarado.

Ele acrescentou ainda que, se você quiser se manter satisfeito por mais tempo, evidências sugerem que o ideal é consumir um pequeno café da manhã rico em proteína, com ovos, presunto ou peixe, ao invés de cereais açucarados ou torradas. “A proteína é mais saciante do que hidratos de carbono”.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência