Escovar os dentes imediatamente após as refeições pode estragá-los, diz estudo

de Gustavo Teixera 0

Muitas pessoas, quando terminam de comer no almoço ou no jantar, já correm para o banheiro para escovar os dentes.

Mas, segundo um estudo da Academy of General Dentistry, fazer isso pode prejudicar seus dentes.

nao-escovar-os-dentes-pode-fazer-mal-a-saude
A escovação logo após as refeições piora o processo de deteriorização e, por isso, é importante esperar 30 minutos para higienizar os dentes

Alguns alimentos e bebidas – como batata frita, molho de tomate, refrigerante e bebidas alcoólicas – são ácidos e fazem com que o esmalte dos dentes perca cálcio, o que os torna temporariamente menos rígidos.

O estudo revelou que escovar os dentes após as refeições pode prejudicar o esmalte dos dentes, ainda mais quando se come algum alimento ácido.

Isso acontece devido ao fato do ácido ser empurrado para os dentes, o que causa erosão do esmalte e das camadas de proteção. Segundo os especialistas, o ideal é esperar 30 minutos depois da refeição para escovar os dentes. Este é o tempo estimado por ser necessário para que a salive neutralize os ácidos.

Eles também recomendam escovar os dentes antes de comer algum alimento ácido, pois assim ele atua menos nos dentes. Por outro lado, não é bom demorar mais que 30 minutos para escovar os dentes após uma refeição, caso contrário, a placa bacteriana fica ativa e pode se tornar tártaro, além de deixar a boca vulnerável a cáries.

Mas, caso não dê para esperar por 30 minutos, é indicado ingerir alguma bebida alcalina, como leite, antes de escovar os dentes.

Fonte: Diário de Biologia Foto: Reprodução / Diário de Biologia

Jornal Ciência