Encontrada na Argentina rã fluorescente que tem brilho verde-claro

de Gustavo Teixera 0

A primeira rã fluorescente do mundo, cujo brilho é verde-claro sob raios ultravioleta, foi encontrada na Argentina.

 

Os pesquisadores encontraram a criatura bizarra por acidente ao estudar os pigmentos de pele da rã da espécie Hypsiboa spunctatusO sapo é da cor verde, com partes marrons e com manchas vermelhas em luz normal, mas os pesquisadores ficaram surpresos quando o viram brilhando com luz fluorescente sob os raios UV.

200_s

Os pigmentos fluorescentes da pele absorvem luz em comprimentos de onda curtos e reemitem-no em comprimentos de onda mais longos. Essa característica é incomum em animais que vivem em terra, mas pode ser encontrada em algumas criaturas aquáticas, como certas espécies de água-viva e peixe. Foi verificado que o sapo brilha usando secreções linfáticas e glandulares.O produto químico que dá ao sapo seu brilho esverdeado nunca tinha sido encontrado em vertebrados antes.

 

Isso é muito diferente dos animais fluorescentes encontrados em outros vertebrados, que geralmente são proteínas“, disse Dr.ª Maria Gabriella Lagoria, fotoquímica da Universidade de Buenos Aires e coautora do estudo, ao site Chemistry World.

ra-fluorescente_02

 

Os pesquisadores, do Museu Bernardino Rivadavia de Ciências Naturais de Buenos Aires, descobriram que a fluorescência da rã aumentou seu brilho em até 30%, mas isso dependia do nível de luz ambiente em seu ambiente.

 

A descoberta pode significar que outras espécies de anfíbios têm um brilho fluorescente como anfíbios com pele translúcida como o sapo que encontraram.O coautor do estudo,Dr. Julián Faivovich, disse que espera que a descoberta inspire outros cientistas a procurar anfíbios fluorescentes.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ] 

Jornal Ciência