Empresas na Suécia reduzem jornada de trabalho para seis horas

de Merelyn Cerqueira 0

Enquanto vivemos dias incertos em relação às leis trabalhistas de nosso país – tendo em vista que o governo atual planeja aumentar a jornada de trabalho para 12 horas – algumas empresas na Suécia estão mudando oficialmente suas jornadas de trabalho de oito para seis horas máximas. Tal decisão não diminuirá os salários e serve unicamente para aumentar a produtividade e a felicidade dos funcionários, segundo informações do jornal britânico The Independent.

 

De acordo com a Science Alert, todas as companhias do país já realizaram a mudança. A Filimundus, uma desenvolvedora de aplicativos para celulares, localizada em Estocolmo, já havia introduzido a inovação no ano passado. O conselho de administração da companhia notou que um dia de trabalho com oito horas é ineficaz para manter a concentração e a eficiência da maioria dos funcionários, algo que poderia ser conquistado com uma jornada de seis horas.

 

Logo, eles descobriram que, de fato, os trabalhadores conseguiam realizam a mesma quantidade de serviço em um prazo menor, além disso, ainda foi registrado um aumento de eficiência. Os funcionários relataram ter mais força de vontade e tempo de sobra, além de estarem mais felizes e, de uma maneira geral, mais bem-sucedidos.

 

Para manter o foco dos funcionários, não é permitido mais o uso de redes e mídias sociais, e as reuniões são realizadas de forma mais breve, para que possíveis distrações sejam eliminadas. O objetivo é que a equipe se sinta mais motivada a trabalhar, ao passo que também tenha energia para lidar com suas vidas privadas, algo que pode ser difícil em uma jornada de oito horas por dia.

[ Independent ] [ Foto: Reprodução / Pixabay ]

Jornal Ciência