Empresa no Japão dá bônus de férias para funcionários que não fumam

de Merelyn Cerqueira 0

A empresa japonesa Piala Inc., localizada em Tóquio, está oferecendo aos seus funcionários que não fumam até seis dias extras de férias para compensar o que trabalham enquanto os empregados fumantes fazem pausas para fumar.

A ideia na verdade foi uma sugestão de um dos funcionários, que a colocou na caixa de sugestões da companhia.

O setor de marketing então apresentou o projeto em setembro, depois que descobriu que as pausas para cigarro poderiam demorar até 15 minutos, de acordo com informações do The Telegraph e The Independent.

“Uma das nossas equipes para não fumadores colocou uma mensagem na caixa de sugestões da empresa no início do ano dizendo que as pausas de cigarro estavam causando problemas”, disse Hirotaka Matsushima, porta-voz da empresa, ao The Telegraph.

“Nosso CEO viu o comentário e concordou, então estamos dando aos não fumantes um tempo extra para compensar”.

Os escritórios da Piala Inc. estão localizados no 29º andar de um edifício em Ebisu, em Tóquio. Logo, os funcionários são obrigados a descer todas as vezes que querem fumar, fazendo com que cada intervalo durasse cerca de 15 minutos.

Até o momento, o esquema comportou 25% da equipe da empresa, ou seja, 30 entre os 120 funcionários. Embora ele tenha como objetivo compensar os funcionários não fumantes, espera-se que ele sirva para encorajar os fumantes a abandonar o vício. Até o momento, quatro funcionários fumantes já deixaram o cigarro.

“Espero encorajar os funcionários a pararem de fumar através de incentivos, em vez de penalidades ou coação”, disse Takao Asuka, CEO da Piala Inc., ao Telegraph. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 21,7% dos adultos japoneses fumam, a maioria deles homens mais velhos.

As empresas japonesas agora estão aumentando os esforços para proteger os funcionários contra o impacto do fumo passivo, proibindo o tabagismo dentro de sua sedes e escritórios regionais.

FonteIndependent / Telegraph Foto: Reprodução / Wikipédia

Jornal Ciência