Empresa em Hong Kong transforma tubos de concreto reutilizados em pequenas e elegantes casas

de Merelyn Cerqueira 0

Nas últimas décadas, o setor imobiliário em Hong Kong enfrentou uma estagnada devido a uma alta no preço dos imóveis, o que obrigou os desenvolvedores urbanos a encontrar soluções criativas para recuperar esse déficit.

Assim, a startup James Law Cybertecture parece ter encontrado a solução perfeita para aproveitar essa tendência, lançando a chamada Opod Tube House. A ideia nada mais é do que pequenas casas elegantes feitas em tubos de concreto reutilizados.

Hong Kong é uma das cidades mais populosas do mundo. No entanto, ela tem enfrentando uma grande alta no preço dos imóveis.

Essa tendência forçou mais de 200 mil pessoas a optarem por dividir pequenas residências, com uma média não superior a 62 metros quadrados. Ainda, algumas pessoas sequer conseguem pagar moradia compartilhada, e optam por alugar apenas camas individuais.

Opod-Tube-House

Dados do governo mostram um aumento de 9% no número de famílias que atualmente vivem em “habitação inadequada”, incluindo apartamentos compartilhados e edifícios industriais.

Essa crise no setor imobiliário abriu uma porta de oportunidades para o arquiteto James Law. Utilizando muita criatividade, ele viu uma maneira de projetar residências com valores acessíveis.

Opod-Tube-House_2

Utilizando tubos de concreto com pouco mais de 2 metros de diâmetro, ele conseguiu projetar um ambiente de 92 metros quadrados, equipado com todas as comodidades necessárias para uma pessoa.

As pequenas casas feitas em tubos de 20 toneladas vêm com sofá que se converte em cama, minibar, chuveiro e, espaço para guardar as roupas.

Por serem extremamente pesados, os tubos exigem um pouco de esforço em relação à instalação, embora os custos gerais sejam menores do que uma casa normal. Eles são projetados de maneira ordenada para que tirem proveito do espaço urbano que antes era inútil.

Opod-Tube-House_1

“Às vezes sobra um espaço entre edifícios bastante estreitos, onde é impossível construir um novo prédio. Poderíamos colocar alguns desses OPods lá e utilizar esse espaço”, explicou Law.

Law acredita que os tubos poderiam ser instalados em becos, pontes e outras áreas urbanas tipicamente não utilizadas. Entretanto, sua empresa não divulgou o custo por cada um dos OPods até o momento, e embora a ideia inovadora seja agradável aos olhos, há quem acredite que ela não funcionaria a longo prazo.

“Parabenizamos todas as possibilidades de acelerar essa provisão de habitação temporária”, disse Lai Kin-kwok, do Concerning SubPldivided Flats de Hong Kong. “Mas eu quero enfatizar que estes só podem ser arranjos de curto prazo. Em última análise, o governo deve acelerar a construção de habitações públicas”.

Fonte: Oddity Central Fotos: Reprodução / Oddity Central

Jornal Ciência