Empresa construiu uma casa inteira em apenas 24 horas por meio de impressão 3D

de Merelyn Cerqueira 0

Uma startup baseada em São Francisco, nos EUA, chamada Apis Cor, construiu em apenas 24 horas uma casa inteira por meio de impressão 3D em uma cidade russa.

A empresa, de acordo com o site Engadget, utilizou uma impressora móvel para imprimir as paredes de concreto da casa, bem como divisórias e chão.

Já a pintura, telhado, fiação, sistema hidráulico e isolamento térmico ficaram por conta do trabalho manual de funcionários.

O resultado foi de uma casa de 37 metros quadrados, semelhante a um quarto de hotel padrão. Embora não seja uma mansão, ela pode ser especialmente atraente para o crescente contingente de pessoas que hoje preferem habitações menores.

casa-impressao-3d

A Apis Cor afirma que todo o projeto custou um total de 10.134 de dólares (R$ 32.207), com portas e janelas somando a maior parte do orçamento. No entanto, embora soe barata e viável, a empresa provavelmente não considerou o custo do terreno.

casa-impressa-em-3D_3

O processo de construção foi registrado em timelapse, que você pode assistir no vídeo abaixo. As imagens ainda mostram o interior pronto e já mobiliado da residência, que incluem uma TV curva, fornecida pela Samsung, que se encaixa em uma parede de mesmo formato.

Se a Apis Cor colocar o projeto no mercado, os proprietários poderão optar por qualquer forma e modelo, e até mesmo por versões maiores do que o protótipo construído na Rússia.

Fonte: Engadget Fotos: Reprodução / Engadget

Jornal Ciência