Emocionante: orangotango luta contra máquina para proteger sua floresta na Indonésia contra madeireiros

de Merelyn Cerqueira 0

Um vídeo comovente foi registrado na floresta de Sungai Putri, em Bornéu, Indonésia, por ativistas da International Animal Rescue (IAR).

Nele é possível ver um orangotango desesperado tentando salvar seu habitat de uma escavadora mecânica que derrubava as árvores ao redor.

O animal corre ao longo de uma árvore, pula e se agarra a uma parte da máquina, enquanto os trabalhadores observam chocados. Ele chega a ser derrubado no chão, mas retorna se esgueirando pelos lados para tentar subir no trator novamente.

De acordo com informações da International Animal Rescue, que pulicou o vídeo no Facebook, o orangotango foi retirado do local e colocado em segurança.

“Este orangotango desesperado está freneticamente tentando buscar refúgio do poder destrutivo do trator; uma máquina que já dizimou tudo ao seu redor”, escreveu a IAR. “Apesar de todos os obstáculos, nossa equipe conseguiu resgatá-lo e trazê-lo para um local seguro”.

“Infelizmente, cenas como essa estão se tornando cada vez mais frequentes na Indonésia. O desmatamento fez com que a população de orangotangos despencasse; habitats são destruídos e orangotangos são deixados para morrer de fome”.

O vídeo teria sido filmado em 2013, mas somente recentemente foi publicado pelos ativistas. Espécies criticamente ameaçadas em Bornéu ainda sofrem pela extração ilegal de madeira, mesmo após o governo ter anunciado promessas de acabar com a prática.

Fotos tiradas pelo Greenpeace em março deste ano revelaram a existência de pelo menos seis assentamentos ilegais de madeira em Sungai Putri, uma floresta de turfa que abriga cerca de 1.200 orangotangos. 

A população de macacos na Indonésia, Malásia e Brunei, caiu para menos da metade nos últimos 16 anos, deixando apenas 100 mil restantes.

Fonte: The Sun Fotos: Reprodução / The Sun

Jornal Ciência