Em um futuro próximo, robôs capazes de ler emoções poderão interrogar criminosos

de Julia Moretto 0

Futuros robôs serão usados para interrogar assassinos, pois serão capazes de identificar emoções. Porém os cientistas afirmam que identificar as emoções não é o mesmo que as compreender.

Por esse motivo, os especialistas caíram em um grande dilema: se a inteligência artificial não pode experimentar emoções, será que ela pode nos entender verdadeiramente?

A última geração de AI está disponível graças aos dados de computadores que aprendem diversos comandos a partir de processamento melhorado. Atualmente, a AI pode, entre outras coisas, reconhecer rostos, transformar esboços em fotos, reconhecer discurso e também jogar. A mais nova criação, foi capaz de dizer se uma pessoa é criminosa só pelas suas características faciais.

A tecnologia foi criada usando um banco de fotos chinês e os resultados são impressionantes. A AI categorizou inocentes como criminosos em apenas cerca de 6% dos casos. Ela identifica com sucesso cerca de 83% dos criminosos. Esse resultado representa uma precisão global de quase 90%.

O sistema é feito com base na chamada “aprendizagem profunda”, que está realizando um bom trabalho em tarefas perceptivas como o reconhecimento facial. A aprendizagem profunda junto com um “modelo de rotação de face” permite à AI verificar se duas fotos mostram a mesma pessoa – mesmo que a iluminação ou o ângulo se alterem.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Zastavki ]

Jornal Ciência