Em Minas Gerais, caverna com sepulturas de 9.500 anos tem evidências de canibalismo

de Merelyn Cerqueira 0

Em Lapa do Santo, município de Matosinhos, em Minas Gerais, a apenas 60 quilômetros de Belo Horizonte, está localizada uma caverna incrustada em um maciço pedaço de calcário.

Ali foram encontrados restos mortais de 9.500 anos de idade, fornecendo a mais antiga documentação de seres humanos na região. No entanto, também foi relatado por arqueólogos, que os fósseis revelavam evidências de rituais macabros, que envolviam remoção de dentes, pele e possivelmente canibalismo, segundo informações do portal Seeker.

tumulos-rituais-canibalismo_02

De acordo com André Strauss, da Universidade Erberhard-Karls, na Alemanha, “na ausência de uma arquitetura monumental ou bens de sepultura, partes de cadáveres frescos foram usados ​​em rituais elaborados”. A história de Lapa do Santo começou há 10.000 e 10.600 anos, quando foi usada como um local de enterro de corpos completos.

tumulos-rituais-canibalismo_04

Entre 9.400 e 9.600 anos atrás, iniciaram-se rituais funerários mais complexos, que, de acordo com Strauss, envolviam manipulação e redução de cadáveres.

tumulos-rituais-canibalismo_01

Essas técnicas envolviam “mutilação, remoção de pele e dentes, exposição ao fogo e possivelmente canibalismo”, conforme escreveram os pesquisadores em um estudo publicado pela revista Antiquity. “Os enterros incluíam ossos com marcas de corte e fogo, uma cabeça enterrada junto a mãos amputadas e crânios intencionalmente desdentados”, disse Strauss em uma entrevista à Discovery News, acrescentando que os sinais de canibalismo foram notados em razão de ossos picados e sinais de pele queimada.

tumulos-rituais-canibalismo_03

Análises mais detalhadas revelaram que a prática da mutilação, seguida pelo enterro dos restos, seguiam regras estritas para o tratamento dos mortos. Ao todo, foram investigadas 26 sepulturas humanas, que surpreenderam os pesquisadores pela diversidade, além da complexidade dos fósseis e localização – isso porque, na América do Sul, as comunidades de caçadores-coletores eram consideradas extremamente simples e homogêneas. “Esse achado atesta que uma grande diversidade cultural já estava presente na América do Sul há 10 mil anos”, disse Strauss.

[ Seeker ] [ Fotos: Reprodução / Ancient Origins ]

Jornal Ciência