Efeito “Hannibal Lecter” é um mito, psicopatas têm inteligência abaixo da média

de Merelyn Cerqueira 0

Em uma meta-análise que avaliou 187 estudos publicados sobre inteligência e psicopatia, pesquisadores descobriram que pessoas que apresentaram maiores pontuações para traços psicopáticos tinham menores QIs. A descoberta, segundo informações do jornal Daily Mail, vem em contramão ao mito “Hannibal Lecter”, que diz que os psicopatas são altamente inteligentes. 

 

Desde o lançamento do livro e filme “O Silêncio dos Inocentes”, os psicopatas são comumente relatados como indivíduos altamente inteligentes, assim como o assassino em série Hannibal Lecter. No entanto, e com exceção de poucos criminosos, enquanto podem ser altamente manipuladores, insensíveis e conhecidos por um comportamento de grandeza, a verdade é que os psicopatas tendem a ser carentes de inteligência.

 

Os psicopatas são impulsivos, correm da lei e muitas vezes se machucam”, disse Brian Boutwell, um dos autores do estudo, da Universidade de St Louis, à New Scientist. “Isso me levou a pensar que não são muito inteligentes”. Os pesquisadores realizaram uma meta-análise de resultados de 187 estudos publicados, analisando a ligação entre inteligência e psicopatia, incluindo dados de criminosos condenados, bem como os “psicopatas bem-sucedidos”.

 

Eles consideraram que, estudos mais antigos já haviam observado uma sobreposição entre a psicopatia e baixa inteligência, quando se trata de comportamento violento e criminoso. Para a meta-análise foram examinados dados de 9.010 participantes, sendo 4.321 antissociais e 4.689 em um grupo de controle. Para a maior parte, os estudos que se basearam em QI como medida, e os pesquisadores descobriam que “o efeito da associação entre psicopatia e funcionamento intelectual foi robusto”.

 

Enquanto que tendíamos a acreditar que, assim como o personagem Hannibal Lecter, os psicopatas eram misteriosamente inteligentes, a análise revelou que esse não é o caso. “Os resultados atuais produziram um efeito pequeno, mas significativo, sugerindo que indivíduos que pontuam mais em medidas de traços psicopáticos [considerados dentro da chamada ‘tríade obscura’: narcisismo, maquiavelismo e psicopatia]tendem a ter menores medidas de QI”, escreveram.

 

Ainda, segundo eles, os resultados de fato sugerem uma sobreposição das características e poderia afetar como os psicopatas são tratados dentro do sistema de justiça criminal. Se eles tiverem baixa inteligência, pode-se dizer que são susceptíveis a cometerem novos crimes. Ou, você poderia dizer que, se possuem dificuldades cognitivas, uma pena mais longa não irá ajudá-los”, disse Boutwell. “Você poderia argumentar para as duas direções”. Ainda em fase de publicação, o estudo pode ser acessado em bioRxiv

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência