É verdade que sentir vontade de comer gelo pode ser sinal de anemia?

de Julia Moretto 0

A anemia é uma doença que atinge milhares de pessoas. Os sintomas podem ser variados, mas fatiga e fraqueza são os mais comuns. Porém há um boato de que quem possui um desejo insaciável de comer gelo, pode estar sofrendo da doença.

Segundo os pesquisadores, as pessoas que sofrem do tipo mais comum de anemia – por falta de ferro no organismo – possuem realmente um desejo por gelo. Para resolver a anemia, os médicos normalmente indicam suplementos à base de ferro.

comer-gelo

Ainda não há uma ligação entre o gelo e a anemia, mas os médicos acreditam que o gelo seja capaz de aliviar inflamações bucais causadas pela falta de ferro.

Quando a pessoa tem esse forte desejo por gelo, ela desenvolve pagofagia, ou seja, um consumo desenfreado de gelo. É possível que a pessoa acabe com várias bandejas de gelo por dia!  

Segundo uma análise feita pela Universidade de Northwestern, a vontade de comer gelo também pode ser um efeito colateral das cirurgias de redução de estômago. Uma paciente americana de 32 anos estava em um estado tão crítico, que foi encontrada pelo marido com a cabeça dentro do freezer comendo gelo.

[ Fonte: NY Times ]

[ Foto: Reprodução / Domínio PúblicoDomínio Público ]

Jornal Ciência