É por isso que a porta dos apartamentos da União Soviética abria para dentro e não para fora

de Gustavo Teixera 0

Você já pensou sobre para qual lado a porta de um apartamento abre? Acontece que elas foram instaladas com o mesmo princípio.

Na era da União Soviética, prédios de apartamentos foram construídos para que a porta abrisse para dentro. 

Fica difícil de entender, porque muitos fizeram portas duplas, ou substituíram a antiga porta blindada por uma de madeira. 

 Então, para qual a direção a porta deve abrir? 

fff1

ffff2

Existem rumores de que as portas por lá se abriam para dentro. Isso foi feito para que a KGB pudesse, se necessário, invadir rapidamente o apartamento.  

Mas esta versão parece lenda urbana. Além disso, vendo os filmes ocidentais, você percebe que eles também abriam a porta para dentro. 

ffff3

fffff4

O fato de que os planejadores de edifícios de apartamentos queriam economizar o espaço interno, incluindo escadas e pisos.

Como os edifícios eram pequenos, não havia para onde a porta abrir, podendo bloquear a entrada vizinhos. Outra versão diz que isso era feito para ajudar socorristas, como médicos e bombeiros.  

ffff5

ffff6

Há também uma explicação histórica para tal planejamento. Nos velhos tempos, quando não havia arranha-céus, as pessoas na União Soviética foram obrigadas a colocar nas casas portas que abriam para dentro pois, no inverno, poderiam proteger o interior da casa para não entrar neve.

ffff10

fffff9

Fonte: Offigeno Fotos: Reprodução / Offigeno

Jornal Ciência