É correto espremer espinhas? A Ciência responde

de Merelyn Cerqueira 0

A acne é uma das condições inflamatórias da pele mais comum entre os adolescentes. Segundo a Science Alert, mais de 80% deles batalham diariamente contra a guerra das espinhas.

Elas também podem ocorrer em outras fases da vida por inúmeras razões, incluindo desequilíbrio hormonal.

Contudo, de acordo com a Ciência, espremer uma espinha pode ser considerado um ato criminoso contra a pele.

No momento, precisamos de mais pesquisas para compreender plenamente as causas da acne. As glândulas sebáceas, localizadas na base do folículo piloso, excretam óleo (sebo) para lubrificar a superfície da pele e do cabelo. Elas estão presentes em todas as partes do corpo, exceto nas palmas das mãos e solas dos pés.

Previamente, acreditava-se a acne estivesse relacionada com a perda das células da pele que revestem o folículo sebáceo (glândulas sebáceas). Levando ao espessamento da pele e à formação de pequenos nódulos.

Porém, nos últimos anos, tem havido uma mudança nesse pensamento. E agora, ela é vista principalmente como um distúrbio inflamatório de pele.

Dessa forma, a espinha é como um saquinho repleto de óleo, bactérias e inflamação. Espremê-la pode fazer com que esse conteúdo seja empurrado para todo o resto da pele circundante, aumentando o problema. Além disso, pode levar à infecção e ao escurecimento temporário da região atingida. E essa inflamação pode ficar tão grave que poderá deixar uma cicatriz, e as cicatrizes, ao contrário das espinhas, podem ser permanentes.

Se você resistir à tentação de espremer, normalmente, o problema irá se resolver em, pelo menos, uma semana, sem deixar marcas.

O conteúdo branco vai secar espontaneamente e desaparecer quando estiver pronto. No caso de espinhas mais graves ou até mesmo do excesso delas, é necessário procurar ajuda médica, em especial um dermatologista, que poderá ajudar a acabar com elas de forma segura – seja por meio de uma injeção para diminuir a inflamação ou loções específicas.

Fonte: Science Alert Foto: Reprodução: Flickr via Science Alert

Jornal Ciência