“Diga-me onde dói e eu te direi por quê”: aprenda a decodificar a linguagem de seu corpo

de Merelyn Cerqueira 0

Em seu livro “Diga-me onde dói e eu te direi por quê”, o autor Michael Odoul, fundador do Instituto Francês de Shiatsu, palestrante e instrutor com formação em medicina alternativa, apontou, por meio dos princípios da psicossomática, como a influência de medos e emoções afetam a saúde de nosso corpo.

O livro, que é um guia para decodificar a linguagem do corpo, sugere que a “doença não é um episódio de acaso ou fatalidade, mas sim uma mensagem de nossa consciência”. Confira:

me-diga-quais-sao-os-seus-problemas_1

  • Cabeça

As dores de cabeça constante podem ser causadas por pensamentos, reflexões ou até mesmo excesso de informação.

Pessoas intelectuais e racionais, muitas vezes, suprimem suas emoções, o que eventualmente acaba provocando as dores.

O problema também foi relacionado pelo autor com a baixa autoestima, medo, excesso de autocrítica e alguns problemas mais ocultos.

  • Cabelo

Cabelos que ficam brancos muito cedo, queda e falta de brilho dos fios podem indicar estresse, falta de perspectiva, desespero, orgulho, ego enorme e rancor.

Nas mulheres especialmente, o cabelo pode ser considerado um símbolo de vitalidade, segundo Odoul. Logo, para superar o problema, basta começar a acreditar em si mesmo.

  • Pescoço

Considerado pelo autor como a parte que conecta a razão (cabeça) e a emoção (corpo), os problemas no pescoço indicam um desequilíbrio entre essas duas partes.

Metafisicamente falando, ele sugere que isso pode ser explicado como uma ponte entre a materialidade e espiritualidade.

Logo, a pessoa com dores no pescoço, bem como rigidez, tem medo de virar a cabeça para ouvir a verdade que está atrás dela. Ela basicamente escolhe ignorar determinada situação ao invés de enfrentá-la.

  • Olhos

Se o problema é miopia, Odoul sugere que o problema está no medo de lidar com o futuro e a ignorância. Já a hipermetropia, a dificuldade que viver o presente, o que indica que essa pessoa tende a pensar demais antes de agir e não consegue analisar uma situação de forma geral.

O daltonismo, segundo ele, é quando os olhos não conseguem distinguir as cores, vendo o mundo em tons de cinza. Isso indica que a pessoa é incapaz de ver a alegria na vida, uma vez que não consegue conhecer o significado da cor que é reprimida por sua consciência.

Já o glaucoma pode ser um indicativo de que a pessoa está sofrendo com algo do passado. Ela não consegue perdoar, aceitar ou seguir em frente em relação a isso.

  • Dentes

As dores nos dentes são sofridas por pessoas indecisas, que têm medo de analisar a situação por conta própria.

Já os problemas para mastigar, segundo ele, demonstram a incapacidade de digerir circunstâncias. Enquanto os dentes da mandíbula superior refletem as habilidades de tomada de decisão, os inferiores estão associados à responsabilidade.

Já os do lado esquerdo indicam questões pessoais, de modo que o direito, sociais.

  • Boca

Problemas como a estomatite foram associados pelo autor com uma má conduta. Morder a língua, por outro lado, é uma punição por falar demais. Já as bochechas indicam ansiedade e segredos ocultos. 

Considera-se ainda que a boca é uma parte do corpo relacionada a aceitação de novas ideias, o que sugere que, qualquer problema nesta região está associado a esta esfera.

  • Lábios

Os lábios refletem sensualidade. Enquanto fissuras nessa região indicam que uma pessoa está presa entre sentimentos opostos, mordê-los pode ser um caso de autopunição por demonstrar demasiada sensualidade – algo que é igual para a herpes.

  • Costas

Por ser considerada um “pilar da vida”, as dores nas costas podem indicar falta de apoio moral. Neste cenário, a pessoa acredita que não é amada ou sente necessidade de esconder o seu próprio amor.

Para o caso de perda de mobilidade, ela não pode demonstrar seu amor a outras pessoas. Mas, se o problema for nos lados, essa incapacidade é relacionada ao mundo.

  • Parte inferior das costas

Ela está relacionada a conflitos, culpa, questões do passado, bem como bens materiais, dinheiro, parceiro, casa, filhos, trabalho, educação, etc. A dor na lombar sugere uma necessidade de maior autoconfiança. Como deseja fazer tudo sozinha, a pessoa tende a carregar o peso do mundo nas costas.

  • Articulações

De acordo com o autor, a bursite pode indicar raiva acumulada, bem como uma pessoa que deseja ser perfeita em tudo e não se permite ficar com raiva. Já a artrite reflete o pensamento de falta de amor. Ela geralmente ataca pessoas justas e autocríticas em excesso.

As luxações, por outro lado, indicam uma pessoa que tende a ser facilmente manipulada. Já as dores no joelho demonstram orgulho, teimosia, medo reprimido e fraqueza, de acordo com o Odoul.

  • Sobrepeso

Problemas para emagrecer foram relacionados a pessoas que precisam trabalhar questões internas.

O autor considera que o corpo, muitas das vezes, tende a utilizar a gordura extra para se proteger de um ambiente hostil. Logo, a pessoa se sente indefesa diante da sociedade e vida em geral. O sobrepeso também pode indicar desejos reprimidos e objetivos não atingidos.

  • Canelas

Elas podem indicar conflitos interiores, de uma pessoa que teve seus ideais destruídos ou simplesmente quer algo que não está de acordo com seus princípios. As dores nas canelas podem impedir alguém de caminhar ou correr, portanto, estão diretamente relacionadas ao futuro e capacidade de seguir em frente.

  • Estômago

Enquanto a gastrite é frequentemente causada por estresse e excesso de emoções negativas, os problemas de estômago em geral indicam que a vida está repleta de incertezas. Logo, a pessoa sente que está sobrecarregada de desespero e falta de esperanças.

Mais especificamente, a úlcera foi associada pelo autor a sentimentos de inferioridade, medo e insegurança, bem como irritações reprimidas. Logo, a solução aqui é que estas experimentem dizer, pelo menos uma vez, o que pensam em voz alta.

*As informações aqui expostas são as impressões de um autor especialista em medicina alternativa. Em caso de qualquer problema de saúde, não hesite em procurar ajuda médica.

Fonte: Fãs da Psicanálise Fotos: Reprodução / Fãs da Psicanálise

Jornal Ciência