Dietas detox são ruins para a saúde; médicas explicam os efeitos colaterais que ninguém conta!

de Merelyn Cerqueira 0

Em entrevista ao Daily Mail, as especialistas Dra. Susan Besser, do Mercy Medical Center, e a Dra. Lauren Streicher, da Northwestern University, explicaram por que a “desintoxicação” pode ser ineficaz e ruim para a saúde.

Segundo elas, dietas detox e tratamentos que prometem limpeza intestinal podem ter riscos perigosos para a saúde, incluindo desidratação e danos aos rins. Os métodos de desintoxicação mais populares incluem enemas de café e dieta de três dias feita com vinagre de maçã.

Geralmente, as pessoas procuram fórmulas detox como um recurso de beleza, especialmente para garantir a perda de peso pela remoção das toxinas do corpo. No entanto, especialistas há anos vêm alertando sobre o método ser inútil e perigoso.

Dito isso, na lista abaixo você confere algumas versões do método que já foram comprovadas ineficazes e potencialmente fatais.

1 – Dietas  detox

Existem muitos programas de desintoxicação e receitas. Uma das mais populares, usadas por celebridades como Beyonce, Gwyneth Paltrow e Jared Leto, é a dieta de desintoxicação de limão.

Trata-se de uma dieta de 10 dias no qual as refeições são substituídas por uma bebida que contém nada além de suco de limão, água, pimenta caiena e maple syrup (xarope de bordo). A mistura promete suprimir toxinas, ajudar na perda de peso e iluminar a pele e os cabelos.

Outra dieta popular é a do vinagre de maçã, que deve durar três dias. Nelas as pessoas bebem duas colheres de vinagre com água antes de cada refeição, para que a fome seja reduzida e a digestão facilitada.

Alguns métodos de desintoxicação também são apresentados na forma de dietas de alimentos crus. Neste caso, as pessoas devem consumir alimentos não cozidos como couve, nozes e sementes, frutas secas, coco, abacate, azeite e queijo de cabra diariamente.

2 – Detox colônico

Para este tipo de desintoxicação é feita uma limpeza do cólon – um órgão que faz parte do trato digestivo – de material fecal e outras toxinas. Alguns métodos de limpeza do cólon incluem enemas feitos com café e laxantes.

Durante um enema de café, por exemplo, um dispositivo é usado para injetar a bebida ainda quente no intestino inferior através do reto. O procedimento visa limpar o fígado e os rins de uma variedade de toxinas não especificadas, incluindo as que causam câncer.

Os laxantes, por outro lado, contêm produtos químicos que amolecessem as fezes e aumentam os movimentos intestinais. Ricos em sal, um ingrediente que absorve a água, eles normalmente são recomendados pelos médicos para pessoas que sofrem de constipação. No entanto, algumas simplesmente os usam para limpar o cólon.

Por que nenhuma desses métodos trazem benefícios?

Segundo as médicas, a menos que seja uma forma de comer de maneira mais saudável, a desintoxicação não ajuda o corpo a se livrar de toxinas. Segundo a Dra. Bresser, o copo é perfeitamente capaz de se desintoxicar sozinho.

O fígado, sistema gastrointestinal e rins, por exemplo, são alguns dos muitos órgãos capazes de realizam a limpeza do corpo e eliminar as toxinas. O sistema gastrointestinal, por exemplo, filtra o que é ruim, razão pela qual a limpeza é cólon é desnecessária.

Quando o alimento passa pelo trato digestivo, os nutrientes são absorvidos pelo intestino superior e o que é inútil é movido para o cólon para ser eliminado do corpo.”As pessoas pensam que limpando o cólon estão se livrando das toxinas, mas se está no cólon é porque já está na porta para sair, por assim dizer”, explicou a Dra. Bresser.

Já os rins filtram as toxinas do sangue e as lançam dentro da urina, enquanto que o fígado se desintoxica alterando a natureza química de muitas toxinas, tornando-as mais fáceis de serem excretadas. “Se seus rins não estão trabalho normalmente, você precisa de diálise e não vinagre de maçã”, acrescentou a Dra. Streicher.

Elas lembram que até mesmo os pulmões são capazes de remover toxinas do corpo. “Os pulmões limpam o ar que recebem e nós expiramos o que é ruim”, explicou a Dra. Bresser.

Quando questionada sobre o motivo de as pessoas se sentirem mais energizadas após durante e após uma dieta detox, a Dra. Streicher advertiu que isso não está relacionado à limpeza, mas sim ao não consumo de alimentos processados.

“A ideia de que uma [dieta de desintoxicação] vai tirar toxinas do corpo não é precisa”, explicou. “A razão pela qual as pessoas se sentem melhores depois de uma desintoxicação [não é porque eles estão removendo toxinas do corpo], mas sim porque não estão colocando mais lixo em seu sistema”.

Ela explicou ainda que as pessoas costumam se sentir mais lentas e preguiçosas após comerem muitos alimentos processados, com alto teor de sódio, gordura e açúcar.

No entanto, isso não significa que precisam de desintoxicação, mas sim que simplesmente deveria deixar de consumir esse tipo de produto com tanta frequência.

Além de ineficaz, a desintoxicação pode ser perigosa. Segundo a Dra. Besser, os laxantes, por exemplo, são mais prejudiciais do que sucos e outras dietas detox.

Isso porque eles estimulam o trato digestivo e aceleram os movimentos intestinais, o que poderia fazer com que os nutrientes dos alimentos não tenham tempo de serem absorvidos pelo intestino superior. E porque causam diarreia, também têm o potencial de desidratar, causar fraqueza, visão desfocada, desmaio e danos nos rins.

Quanto aos enemas de café, a Dra. Streicher adverte que riscos superam os benefícios. Uma vez que o café é uma bebida quente, injetá-lo no ânus pode resultar em queimaduras.

Além disso, o dispositivo usado para o enema pode danificar o trato intestinal. Já os sucos – um processo que extrai a pele e a maior parte da fibra de frutas e vegetais – oferecem mais açúcar do que nutrientes e fibras suficientes.

Por outro lado, as dietas de desintoxicação e limpeza não apresentarão riscos para a saúde se forem feitos somente por alguns dias, conforme afirmou a Dra. Streicher. No entanto, quando feitas a longo prazo, certamente não receberão vitaminas e nutrientes suficientes para se manterem saudáveis.

Fonte: Daily Mail Foto: Reprodução / Daily Mail

Jornal Ciência