Dica: como usar sua câmera para ver se uma criança tem sinais de câncer no olho

de Gustavo Teixera 0

A detecção precoce é fundamental para o tratamento de doenças, especialmente quando se trata de uma doença mortal como o câncer. Quanto mais cedo for diagnosticado, mais fácil será tratar.

 

É por isso que uma mulher não hesitou em entrar em contato com um médico quando percebeu algo incomum no olho de seu sobrinho em uma foto. Ela ficou preocupada quando viu esta foto de seu sobrinho de 3 anos, Taylor. Você pode descobrir o que está errado?

olhos-01-

A tia de Taylor imediatamente notou que havia um estranho reflexo em seu olho. O que poderia ser? A mãe de Taylor supôs que fosse apenas o flash da câmera. Felizmente, a tia insistiu até que ele fosse levado ao oftalmologista. E foi quando escutaram a verdade: Taylor tinha retinoblastoma, bem como numerosos tumores cancerosos em ambas as retinas.

olhos01_02

Felizmente, quatro meses de quimioterapia pararam o crescimento de três pequenos tumores em seu olho esquerdo e diminuíram significativamente o tamanho de um tumor em seu olho direito. Mas, mesmo que o procedimento tenha salvado a vida de Taylor, ele ficou cego de seu olho esquerdo precisará fazer exames médicos regulares.

 

Retinoblastoma afeta células imaturas na retina, geralmente ocorre em crianças. Você pode verificar se uma criança tem câncer de olho tirando uma foto usando flash. Preste atenção se um olho fica vermelho, enquanto o outro fica branco na foto. Às vezes, os olhos parecem apontar para direções diferentes, isso é chamado de estrabismo.

olhos-01_03

Um olho está vermelho ou inchado sem razão aparente.

olhos-01-04

As cores da íris também podem mudar. Pais precisam permanecer atentos a esses indícios. Tudo que você precisa para ver esses sinais é de uma câmera simples com flash, mesmo que seja do celular. Consulte um oftalmologista se estiver com qualquer tipo de dúvida ou perceber algum sinal diferente. Quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores são as chances de sucesso.

[ Boredom Therapy ] [ Fotos: Reprodução / Pixabay  ]

Jornal Ciência