Diagnosticado erroneamente com prisão de ventre, garoto de 5 anos luta contra forma rara de câncer

de Merelyn Cerqueira 0

Daniel Carter, de cinco anos, de Hull, na Inglaterra, está lutando contra uma forma rara de câncer, que só foi descoberta depois de complicações após um diagnóstico prévio de constipação.

A princípio, o garoto havia se queixado de dores no estômago, mas logo piorou de tal forma que ficou incapaz de levantar e se mover. Após uma tomografia computadorizada, foi revelado que ele tinha um tumor canceroso conhecido como neuroblastoma. Assim, o menino precisou passar por uma cirurgia para remover parte do crescimento e agora está fazendo quimioterapia.

garoto-diagnosticado-erroneamente

Os pais contaram ao Mail Online que encontraram Daniel deitado no chão reclamando de muitas dores, e incapacitado de se levantar ou mover. Ele foi submetido a uma operação de emergência que durou cerca de quatro horas. O neuroblastoma havia se espalhado de seu peito para a coluna. Devastados com o diagnóstico os pais, agora, precisam levar o menino às sessões de quimioterapia.

garoto-diagnosticado-erroneamente_2

Segundo informações do Macmillan Cancer Suport, o neuroblastoma é um câncer de células especializadas envolvida no desenvolvimento do sistema nervoso. Só no Reino Unido, afeta menos de 100 crianças todos os anos, sendo considerado raro. A maioria dos diagnosticados têm menos de cinco anos de idade. Além disso, é o segundo tipo de tumor sólido mais comum na infância, caracterizando cerca de 8% do número total de cânceres infantis. 

Ocorre comumente em qualquer uma das duas glândulas suprarrenais (na barriga), tecido nervoso (localizado próximo à medula espinhal) pescoço, tórax, abdômen ou pélvis. Pode se propagar para tecidos circundantes, incluindo medula óssea, ossos, nódulos linfáticos, fígado e pele. Tal como a maioria dos tipos de cânceres, as causas do neuroblastoma ainda são desconhecidas. Os sintomas, no entanto, variam de acordo com sua localização. Quando ocorre na barriga, por exemplo, vem seguido de inchaço, constipação e dificuldade para urinar. Já no peito, a criança pode sentir dificuldades para engolir e respirar.

[ Daily Mail / Hull Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência