Descubra o verdadeiro motivo pelo qual as pessoas não compram carros elétricos

de Merelyn Cerqueira 0

Um estudo realizado por uma equipe de pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Queensland (QUT), na Austrália, investigou os motivos que levavam as pessoas a comprar carros elétricos.

Tradicionalmente, acreditava-se que fatores como custo e curto período de condução poderiam atrapalhar na hora de um consumidor optar pela mudança.

Contudo, o estudo descobriu que é a disponibilidade de energia renovável o fator principal, conforme reportado pela Science Alert.

De acordo com o principal pesquisador Kenan Degirmenci, um carro elétrico nem sempre é tão “sustentável” quando gostaríamos – seja pelas emissões utilizadas para produzi-lo ou a eletricidade produzida pelo carvão que aos poucos vamos adicionando.

Logo, há de se considerar que essa política “verde” do veículo é um pouco mais obscura. “Por exemplo, um veículo movido à gasolina produz 119 gramas de CO2-e/km, sendo que a maior parte dessas emissões é na estrada”, explicou. “Em comparação, um veículo elétrico produz zero emissões na estrada”.

“No entanto, se a eletricidade é gerada a partir do carvão, um veículo elétrico produz 139g CO2-e/km de emissões, em comparação a apenas 9g CO2-e/km de emissões de eletricidade com fontes de energia renováveis”. E é justamente essa energia renovável o problema, mais especificamente a disponibilidade dela.

“Nós descobrimos que a maioria dos participantes do estudo deram grande ênfase à necessidade de eletricidade para veículos elétricos serem produzidos a partir de fontes de energia renováveis ​​para que fossem considerados uma verdadeira alternativa”, disse.

“A este respeito, uma transição de veículos de combustão convencionais para veículos eléctricos tem o potencial de reduzir as emissões de gases de efeito estufa substancialmente, mas apenas se essa eletricidade for produzida a partir de fontes de energia renováveis”, lembrou.

Contudo, e considerando o fato de que cada vez mais países estão assumindo preocupações em reduzir a emissão de gases do efeito estufa na atmosfera, há de se esperar que este problema, em breve, seja amenizado.

A pesquisa em questão foi publicada na Transportation Research Part D: Transport and Environment.

Fonte: Science Alert Foto: Reprodução / Science Alert

Jornal Ciência