Dentistas respondem: “Antibióticos realmente enfraquece os dentes?”

de Gustavo Teixera 0

Muitas pessoas afirmam que possuem os dentes fracos ou com cáries pois tomaram muito antibiótico quando crianças. Mas, na verdade isso não procede.

 

Antibióticos no geral não enfraquecem os dentes. Existe um único antibiótico chamado tetraciclina que pode provocar manchas nos dentes, mas somente quando for tomado na fase de formação dos dentes.

dente-quebrado_2

Depois de completada a formação dentária, que ocorre por volta dos 12 anos, nem uma tonelada de tetraciclina causa problemas”, disse Guedes Pinto, odontopediatra da Universidade de São Paulo (USP).

 

Como já foi dito, os antibióticos não causam cáries, mas alguns xaropes que possuem grandes quantidades de açúcar podem fazer isso. Como as doses de antibiótico são tomadas a cada 8 ou 6 horas, muitas vezes as crianças já estão dormindo quando tomam o remédio e não escovam os dentes após receber o medicamento. Portanto, para não ter os dentes enfraquecidos ou cáries, os dentistas recomendam que se deve escovar os dentes após tomar qualquer tipo de remédio.

[ Fonte: Diário de Biologia ]

[ Foto: Reprodução / Diário de Biologia ]

Jornal Ciência