Criança nascida sem polegar recebe nova mão feita a partir de seu pé

de Merelyn Cerqueira 0

Lal Ding, oito anos, de Baltimore, EUA, nasceu com uma mão torta radial. Isso significa que ele não tem polegar e possui um antebraço curto e curvo.

 

No entanto, em um procedimento inovador, os médicos usaram ossos dos pés para endireitar seu braço. No momento, Lal está se recuperando e realizando fisioterapia para aprender a usar os dedos. A mão torta radial é uma condição genética rara em que o rádio (osso interno que liga o cotovelo ao antebraço) não se forma adequadamente. Lal tinha apenas um pequeno osso remanescente, dobrado em um ângulo de quase 90°.

3D8A4D0E00000578-4250656-image-a-27_1487801993386

Enquanto uma cirurgia tradicional poderia ter corrigido o ângulo do braço, ela também o deixaria com mobilidade limitada ou inexistente. Mas, graças a uma cirurgia inovadora, a primeira do tipo realizada nos EUA, Lal hoje é capaz de realizar movimentos primários. O menino já havia passado por um procedimento para reposicionar o dedo indicador para o local onde deveria estar o polegar. Mas, seus pais queriam que algo melhor fosse feito para endireitar a mão sem prejudicar os movimentos.

 

Então, eles procuraram ajuda no Med Star Union Memorial Hospital, onde conheceram o médico Dr. Ryan Katz, do Curtis National Hand Center. Ele e sua equipe tinham acabado de aprender sobre um procedimento inovador inventado por um cirurgião finlandês. O método consistia em remover uma articulação do segundo dedo do pé do menino, bem como extensões e placas de crescimento importantes, para criar uma mão e um braço funcionais.

3D8A4D2000000578-4250656-image-m-26_1487801986261

Depois, os vasos são expostos e mantidos ligados aos suprimentos de sangue para que o dedo do pé permaneça vivo. Então, é transferido para o antebraço, onde é fundido junto aos ossos. Os médicos criaram, portanto, um rádio intacto longitudinal –o osso interno que conecta o cotovelo ao antebraço – que faltava em Lal. O criador do procedimento, Dr. Simo Vilkki, voou da Finlândia até Baltimore para ajudar os médicos com consultas durante o procedimento, que durou cerca de oito horas.

 

A cirurgia foi realizada em três etapas: as duas primeiras envolveram centralização e correção da posição da mão, e a terceira, mais complexa, envolveu melhorar a função sem prejudicar a mobilidade, feita por meio da transferência do segundo dedo do pé.

 3D8A4F2D00000578-4250656-image-a-25_1487801980260

Usamos o segundo dedo porque ele tem uma articulação, extensão, e placas de crescimento, que proporcionam movimento, equilíbrio e crescimento”, disse Dr. Katz. “Nós tomamos todo o osso, que vai todo o caminho até o tornozelo, e identificamos veias e artérias a fim de mantê-las unidas”. Uma vez que o dedo do pé é colhido, é transferido para o antebraço e os ossos são fundidos juntos”, acrescentou.

 

O braço de Lal, desde o procedimento, ganhou quase cinco centímetros de comprimento e sua mão está significativamente mais reta do que antes. Ainda, o garoto terá de realizar fisioterapia todas as semanas, para aprender a usar o pulso e os dedos com destreza.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência