Conheça Son Doong, a maior caverna do mundo

de Gustavo Teixera 0

Localizada a 280 quilômetros ao sul de Hanói, a capital do Vietnam, Son Doong é a maior caverna do mundo, e seu interior é realmente extraordinário.

A caverna é tão grande que dentro dela há um rio, selva, praia e poderia ter um arranha-céu de 40 andares. Ela foi formada no período entre 2 a 5 anos milhões de anos atrás pelas águas dos rios que corroeram o calcário debaixo da montanha. Son Doong significa “Caverna do Rio da Montanha”, e está no parque vietnamita Phong Nha-Kẻ Bàng.

maior-caverna-do-mundo_1

A caverna foi descoberta em 1991 por um fazendeiro que vivia próximo ao local, mas ela só foi devidamente explorada em 2009 por especialistas britânicos. Com fauna e flora completas, possui vida animal, floresta, praia e rio. Estima-se que a caverna tenha 140 quilômetros de comprimento.

maior-caverna-do-mundo_2

Ela foi aberta em 2013, e os turistas fazem uma visita guiada que dura 7 dias, podendo dormir acampados dentro da caverna. Custa cerca de 2.300 dólares, ou cerca de 7.400 reais, por pessoa para fazer tal visita. Além de toda essa beleza, a caverna ainda é um reservatório de pérolas que se formaram ao longo de centenas de anos, conforme gotas de água com minerais pingam do teto, deixando camadas de cristais de calcita nos grãos de areia do chão da caverna.

maior-caverna-do-mundo

maior-caverna-do-mundo_3

maior-caverna-do-mundo_5

maior-caverna-do-mundo_34

maior-caverna-do-mundo_56

[ The Huffington Post ] [ Fotos: Reprodução / The Huffington Post ]

Jornal Ciência