Conheça o pássaro incrivelmente raro que é macho e fêmea ao mesmo tempo

de Merelyn Cerqueira 0

O cardeal-do-norte (espécie Cardinalis cardinalis), é uma ave passeriforme encontrada apenas nos EUA e México. Naturalmente, os machos possuem uma plumagem inteiramente vermelha vibrante, com exceção da face e garganta, que são pretas, enquanto a fêmea tem um tom vermelho-marrom maçante. No entanto, quando a natureza resolve fazer algumas mudanças, essa descrição fica um pouco mais interessante.

O pássaro abaixo foi fotografado no quintal de Shirley Caldwell, em Erie, na Pensilvânia (EUA), e ele basicamente possui ambas as características de plumagem que diferencia os sexos. No entanto, essa não é apenas uma forma de camuflagem, e indica que a ave sofre de ginandromorfismo bilateral. Em outras palavras, ela é macho e fêmea ao mesmo tempo.

( Shirley Caldwell / Facebook )

O fenômeno vem sendo documentado em aves desde pelo menos a década de 1920, quando foi descrito em uma galinha. “Nunca pensamos que veríamos algo assim em todos os anos que estivemos alimentando pássaros”, disse Caldwell em entrevista à National Geographic.

O ginandromorfismo bilateral é um tipo de quimerismo genético, que faz com que um único animal tenha mais de um conjunto de DNA. Mais especificamente, é um tipo de quimerismo tetragamético, assim chamado porque envolve quatro (tetra) gametas – dois espermatozoides e dois óvulos.

Os óvulos são fertilizados separadamente até que começam a se dividir. Durante o início do processo de desenvolvimento, eles se fundem novamente e se tornam um blastocisto ou zigoto – algo muito semelhante em gêmeos bivitelinos – que não são iguais.

Agora, se um dos óvulos é macho e outro é fêmea, a quimera resultante pode ter as características sexuais de ambos – muitas vezes divididos logo no centro, como se alguém tivesse cortado dois animais diferentes ao meio e unido cada metade.

Uma série de espécies do tipo já foram documentadas na história, incluindo uma lagosta observada no ano de 1752, vários caranguejos, camarões, formigas, diferentes pássaros e mariposas.

Seres humanos e outros mamíferos até podem ter mutações sexuais semelhantes, mas não do tipo ginandromorfismo bilateral. Acredita-se que isso ocorra porque os hormônios que determinam o sexo são propagados pelo sangue, interferindo assim em todas as células.

Até mesmo em animais que botam ovos o fenômeno é extremamente raro. Em 2015, o biólogo Michael Clinton, da Universidade de Edimburgo, disse à BBC que o número estimado de aves dentro do fenômeno era de 1 em 1 milhão – o que faz do cardeal-do-norte encontrado no quintal de Caldwell, muito especial.

Outros cardeais já foram vistos no passado, um em especial destacado pelo ornitólogo Brian Peer, da Western Illinois University, que documentou um espécime entre 2008 e 2010.

(Peer & Motz, O Jornal Wilson de Ornitologia, 2014)

Segundo ele, o animal parecia viver uma vida solitária e nunca tinha sido visto com um companheiro, como os cardeais geralmente o fazem. Ele também não cantava ou entrava em disputas com outros cardeais. Parecia apenas existir – algo que deixava Brian triste.

No entanto, o cardeal encontrado no quintal, não pareceu sofrer da mesma solidão. De fato, inúmeras vezes ele foi visto na companhia de outro pássaro, aparentemente um macho, com quem viajava e até cantava junto.

Considerando o fato de que a galinha dos anos 1920 foi capaz de botar ovos, não seria inteiramente impossível que o cardeal pudesse fazer o mesmo – especialmente porque seu lado esquerdo é o feminino e as fêmeas normalmente só tem um ovário funcional, geralmente o esquerdo – o que torna este registro ainda mais raro e impressionante.

Shirley Caldwell e seu marido, Jeffrey, disseram que continuarão a observar o pássaro para ver se conseguem descobrir mais – e talvez até capturá-lo em vídeo. As informações foram postadas na Science Alert, um dos maiores sites do mundo de ciência em língua inglesa.

[ Fonte: Science Alert [ Fotos: Reprodução / Shirley Caldwell ]

Jornal Ciência