Conheça o Covão dos Conchos, uma barragem que mais se assemelha a uma figura mitológica

de Merelyn Cerqueira 0

Localizado no meio da Ribeira das Naves, esse buraco hipnotizante age como se fosse uma espécie de dreno que suga a água e a leva para “outra dimensão” – para os mais entusiastas.

Quando não confundido com um monstro marinho gigante, ele pode até fazer com que acreditemos que seja uma espécie de portal para algum submundo mágico.

No entanto, fantasia a parte, o gigante buraco é, na verdade, parte de um sistema de barragens que desvia águas da Ribeira das Naves para a Lagoa Comprida em Serra da Estrela – Portugal, através de um cano de 1519 metros de comprimento.

Construído em 1955, o sumidouro possui um cano de 4,6 m de altura e 48 de coroamento, além disso, o musgo que cresceu a sua volta lhe dá uma certa aparência natural (ou sobrenatural). Contudo, é sua semelhança com Caríbdis, monstro marinho que ficou conhecido na famosa Odisseia, de Homero, que chama mais atenção.

Caríbdis, monstro marinho da mitologia.
Caríbdis, monstro marinho da mitologia.

O pioneiro dessa comparação entre esse tesouro natural e a mitologia grega foi Bryan Nelson, do portal Mother Nature Network. Em um vídeo registrado através de um drone e publicado pelo canal ProBilder, no YouTube, podemos conferir imagens incríveis do Covão dos Conchos em ação.

Os viajantes que desejam visitar este monumento imponente podem fazê-lo através de uma trilha nas montanhas da Serra da Estrela. Por estar em uma localização isolada e pelo fato de que muitos turistas sequer sabem de sua existência, o Covão das Conchos é pouco visitado.

Contudo, se ele estiver em seus planos de viagem, apenas certifique-se de ficar fora da água. Isto é, você não gostaria de ser sugado para dentro do gigante buraco.

Fonte: MNN / Viagens à Solta Foto: Reprodução / YouTube / Comicvine

Jornal Ciência